FORTE TEMPESTADE EM BISSAU DEIXA UMA MORTE E VÁRIAS FAMÍLIAS SEM ABRIGO

Forte tempestade de chuva desta quarta-feira, 27 de junho de 2018, provocou a morte de uma criança de 2 anos de idade e vários feridos, destruindo mais de 20 casas, deixando assim mais de 100 pessoas incluindo crianças sem-abrigo no bairro de Antula, periferias de Bissau.
Uma tempestade acompanhada de chuvas e ventos fortes  por volta das 16 horas destruiu casas e derrubou algumas árvores nos bairros periféricos de Bissau, particularmente em Antula.
Uma equipa do seminário O Democrata deslocou-se a várias zonas que compõem o bairro novo de Antula, nomeadamente, Takir, Reno, Pabidjar e Cuio, onde mais de 20 casas foram totalmente descobertas e mais de 7 pessoas feridas ligeiramente, exceto a criança que acabou por falecer e a mãe que ficou com ferimentos num dos seios que se encontra fora do perigo.
A Rádio Comunitária ‘Voz de Antula’, funcionava numa das casas danificas pelo mau-tempo, onde a antena daquela estação emissora comunitária se encontra totalmente deformada e por terra.
Muitas famílias que escaparam do perigo foram ajudadas e acolhidas pelos vizinhos próximos.
Logo de manhã vê-se postes de eletricidades destruídas, assim como alguns cabos cortados e podia se ver ainda as coberturas de algumas habitações que foram parar por cima de outras casas, numa distância de quase cem metros e algumas coberturas pararam junto das árvores próximas que impediram, assim o percurso destas coberturas.
A nossa equipa de reportagem viu nas ruas algumas dependências das vítimas, nomeadamente, roupas, arroz e outros pertences molhados e alguns enterrados na areia, onde jovens ajudavam retirar os pertences e zincos e cibes danificados.
Quase todos os entrevistados foram unânimes em dizer que o vento soprava muito forte.
“Vi que a casa está a inclinar pouco a pouco por causa de uma cobertura que tinha caído por cima dela, na tentativa de socorrer as pessoas que ali estavam, encontrei a mãe da criança a chorar e fui e vi a criança por debaixo do zinco e estava morto e, a mãe ficou ferida no seio. E uma mulher ficou ferida na nuca e garganta, porque cibe lhe atingiu pelas costas, mas estão todas fora do perigo” começou por explicar Daba N’tungue, um dos familiares que estava próximo da casa onde a criança acabou por morrer.
A nossa repórter tentou várias vezes na manhã de ontem, contatar a Cruz vermelha do bairro de Antula, mas não havia ninguém para dar ponto da situação da sua área de atuação.
Mais tarde, um dos inspetores da Cruz Vermelha de Antula limitou-se a dizer que tinham iniciado naquela altura os levantamentos junto da população, por volta das 11 horas e 7 minutos.
Posteriormente, a nossa equipa de reportagem deslocou-se a sede da Cruz Vermelha Nacional, mas alegaram não ter dados dos inquéritos iniciados, relativamente aos danos causados pelo forte vento e chuva.
Na mesma linha da cruz vermelha, os Bombeiros Humanitários de Bissau disseram também que não tinham indicadores e nem deslocaram-se ao terreno para constatar in loco os danos. Garantiram que estavam a registar na sua sede as vítimas do vento forte. Contudo, prometem dar mais informações na próxima semana depois de registarem as vítimas.
Por: Epifania Mendonça
Foto: EM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *