A Câmara Municipal de Bissau assinou hoje, 04 de Julho 2018, um acordo de cooperação com a sua congénere de Oeiras em matérias de ordenamento de território e consultoria técnico-jurídica.
O acordo, válido por um ano, abrange ainda as áreas do ambiente, espaços verdes, urbanismo e habitação, Saneamento básico, formação e capacitação de recursos humanos.
O protocolo visa contribuir no reforço de laços humanos e melhorar a cooperação nas referidas áreas selecionadas no projeto, nas quais a Câmara de Oeiras quer cooperar mediante a dotação orçamental destinada a cooperação descentralizada e ações de cooperação com a Câmara de Bissau.
De acordo com o termo de compromisso, a edilidade de Oeiras assume, na execução das ações, como a sua obrigação, disponibilizar a assessoria técnica especializada, atividade formativa, intercâmbio de formação e troca de experiências. E Câmara Municipal de Bissau assumirá a componente de apoio logístico e outros serviços que sejam solicitados.
A ministra da Administração Territorial, Ester Fernandes, testemunhou a assinatura do documento e disse esperar que a cooperação seja descentralizada às regiões e alargada ao setor turístico, sobretudo para as ilhas dos bijagós, permitindo assim que sejam conhecidas as culturas Bijagós.
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Bissau, Luís Silva Melo, realça o esforço demostrado para que se chegue a este acordo, porquanto contribuirá no melhoramento das condições de vida de mais de seiscentas(600) mil habitantes da cidade de Bissau, mais de um quarto da população do país.
Na sua declaração à imprensa, depois de assinar o acordo, o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, disse que é importante que haja estabilidade política, porque, segundo defendeu, muitos projetos acabam por não ter sucesso devido às mudanças dos dirigentes. Contudo, sublinha que isto não tem nada a ver com a segurança.
No seu entendimento, “a Guiné-Bissau é um país seguro sem agressões ou assaltos nas ruas”.
Por: Epifania Mendonça
Foto: Cortesia da CMB