GOLO DE UMTITI DERROTA BÉLGICA E COLOCA FRANÇA NA FINAL DO MUNDIAL’2018

Um golo de Umitit bastou para a França derrotar a Bélgica e apurar-se para a final do Mundial2018. É a segunda final seguida dos gauleses em grandes torneios, precisamente dois anos depois de terem perdido a final do Euro 2016 em casa para Portugal. A grande geração do futebol belga falha assim a segunda hipótese de conquistar uma grande prova.

Campeã em 1998, no ‘seu’ Mundial, e finalista em 2006, a França procurava alcançar a final pela terceira vez, e a segunda consecutiva em grandes competições, exatamente dois anos depois de ter deixado escapar o título do Euro2016, em ‘casa’, para Portugal.

Os gauleses, primeiros no seu grupo, eliminaram a Argentina (4-3), nos oitavos de final, e o Uruguai (2-0), nos ‘quartos’, já os belgas deixaram pelo caminho o outro ‘colosso’ sul-americano, o Brasil (2-1), depois de ter tremido perante o Japão (3-2) na primeira ronda a eliminar. A melhor classificação da Bélgica em Mundiais é um 4.º lugar, alcançado em 1996 mas a melhor geração de futebolistas dos ‘diabos vermelhos’ ambicionava mais.

Para este encontro, Didier Deschamps apostou em Blaise Matuidi, num meio-campo a três. Do lado belga, Moussa Dembelé foi a novidade, também num meio-campo a três, com Witsel e Fellaini. Chadli, que tinha jogado a médio no jogo anterior, foi o lateral, no lugar do castigado Meunier.

Os belgas entraram melhores no jogo, com De Bruyne e Hazard a criarem desequilíbrios. Aos 16, Hazard rematou ao lado, quando tinha Lukaku em boa posição. No minuto 19 é Varena a cortar de cabeça, um remate cruzado do camisola 10 dos belgas. Depois, no minuto 22 é Hugo Lloris, com uma defesa fantástica, a negar o golo a Alderweireld .

Mas a França não se limitava a defender. Em contra-ataque os gauleses criavam perigo. A equipa de Deschamps foi, aos poucos, sacundido a pressão, subindo no terreno e colocando em campo o seu talento coletivo e individual. Giroud teve, aos 35, o golo no pé após boa assistência de Mbappé mas deu mal na bola. Cinco minutos depois, só uma defesa fantástica de Courtois evitou o golo de Pavard, num remate do lateral dentro da área, desviado com o pé pelo guarda-redes belga.

O interval deve ter feito bem aos gauleses, que entraram a todo o vapor. Giroud rodou sobre Kompany e disparou mas o central belga conseguiu recuperar e desviar o remate. Mas aos 51 vai haver mesmo golo da França. Canto de Griezman na direita, Umtiti ganhou ao primeiro poste e desviou, de cabeça, para o fundo das redes.

Robero Martinez nem perdeu tempo e fez entrar o avançado Dries Mertens para o lugar de Dembelé, alargando assim mais a sua frente de ataque.

 

 

In sapo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *