O médio defensivo guineense, Pelé, deu um salto qualitativo na sua carreira futebolística, deixando o clube luso, Rio Ave. Pelé leva consigo o futebol guineense à Ligue 1, onde jogará no Monaco na próxima época 2018/2019, formação pela qual assinou um contrato válido por cinco anos. O internacional pelos ‘Djurtus’ juntar-se-á ao defesa luso-guineense Edgar Ié, que joga no Lille.
A grande temporada 2017/2018 ao serviço do Rio Ave abriu várias portas ao jovem atleta, resultando nesta transferência milionária para o AS Monaco de França. Os franceses desembolsaram 10 milhões de Euros para garantir o passe do internacional guineense de 26 anos de idade.
BIOGRAFIA
Judilson Mamadu Tuncara Gomes, conhecido futebolisticamente por Pelé, nome do lendário do desporto-rei brasileiro e mundial. É filho de pais guineenses, mas nasceu a 29 de Outubro de 1991 em Portugal, Santiago do Cacém. Atualmente tem dupla nacionalidade, a guineense e a lusa. Já provou o sabor de jogar fora de Portugal. Foi contratado pelos italianos do AC Milan, posteriormente emprestado aos ucranianos de Arsenal de Kyiv.
Depois da Itália, o AC Milan cedeu o jovem ao Olhanense de Portugal. Na época seguinte, 2014/2015 alinhou pelo Belenenses também por empréstimo, mas no Belém o sabor foi diferente, por tratar-se de uma casa bem conhecida pelo jogador, onde jogou seis épocas, três das quais nas camadas de formação. Na época 2016/2017, os encarnados cederam-no ao Feirense. Na temporada passada Rio Ave contratou-o ao Benfica, mas as águias conservaram uma parte do seu passe para o caso de uma eventual transferência, fato que acabou por acontecer. As duas equipas partilharam o valor da venda.
Por: Sene CAMARÁ