O frei Papa Paulo Nanque lançou na terça-feira, 24 de julho, a sua primeira obra literária intitulada “introdução à cosmologia Pepel”. O trabalho é o resultado de uma investigação de muitos anos, durante a qual o autor foi beber de vários instrumentos científicos (obras), sobre viagens e artigos sobre os pepeis e sobre a Guiné-Bissau.
O trabalho de três volumes é apenas o enquadramento teórico sobre as bases que constituem o homem pepel que, segundo o autor, será posteriormente desenvolvido de forma mais detalhada, trazendo mais elementos que compõem os usos e costumes da cultura pepel. A obra está divida em três dimensões: A fundação da terra ou dos reinos segundo a cosmologia; O Conceito de homem na cosmologia pepel; e, finalmente, os antepassados, a terra dos mortos e a sua ligação com a dos vivos.
Em entrevista a O Democrata disse que se sentiu motivado em avançar com este desafio, porque quando entrou no seminário, a sua família discordava da sua opção.
“Durante os meus estudos já sentia paixão para o estudo da cultua pepel. Pois a etnia pepel foi muito pouco estudada pelos portugueses”, revelou. Acrescentou ainda que não se pode falar do homem pepel, da sua cultura, dos seus usos e costumes sem falar da terra e de como ela é e como é o processo da sua fundação e dos seus mitos fundadores.
BIOGRAFIA
Frei Papa Paulo Nanque é natural de Bijimita, região de Biombo, Guiné-Bissau. Fez a sua primeira etapa académica (ciclo) de 1975 a 1980, em Quinhamel. E depois fez um percurso longo para concluir liceu. Neste percurso, passou por Gabú em 1981/82. No ano de 1981/82 foi parar em Bafatá e um ano mais tarde, 1982/83, estudou no liceu nacional Kwame N´Krumah.
De 1983/86 frequentou o seminário e só mais tarde começou a formação de postulantado para ser padre, (1987/89).
Frei Papa Paulo é sacerdote da Ordem dos Frades Menores (OFM). Foi Fundador da Paróquia de Canchungo (Guiné-Bissau), Reitor do Seminário Franciscano e atualmente é pároco de Marrakesh, no Reino de Marrocos. É formado em Teologia, Sociologia e goza de algum privilégio de conhecimento sobre a Antropologia, não como licenciado.
Foto: Marcelo Na Ritche
As minhas felicitações
Toute mes félicitation prêtre et ami
Parabéns Papa Paulo
Parabéns Fr. Papa Paulo de Bula.
Congratulation mon père
Deus te abonçoe!
Parabéns Frei
Queria saber se estes livros têm a vende nas livrarias de Bissau, pois quero comprar.
Estou dispinível aguardado o retorno pelo meu email