GUINÉ-BISSAU RECEBE APOIO DA FEDERAÇÃO MUNDIAL DE TAEKWONDO

A Federação de Taekwondo da Guiné-Bissau recebeu na segunda-feira, 06 de Julho 2018, da Federação Mundial de Taekwondo, um lote de materiais desportivos que facilitará a prática desta modalidade no país.
O ato de entrega foi testemunhado pelas autoridades desportivas, parlamentares e desportistas. Contou com importantes presenças do Presidente da Federação Mundial de Taekwondo, Chungwon Choue, assim como do seu vice-presidente e igualmente presidente da Confederação Africana de Taekwondo, Ahmed Fouly, e do presidente da União Russa de Taekwondo o também vice-presidente da União Europeia de Taekwondo, Anatoly Terekhov.
Depois da entrega dos equipamentos, o Secretário de Estado da Juventude, Cultura e Desporto, Florentino Fernando Dias, considerou o momento como o início de emergência de Taekwondo na Guiné-Bissau, sendo uma modalidade nova no país. Acrescentou, no entanto, que a federação “assumirá a sua responsabilidade” em divulgar a modalidade com vista a alcançar o maior número de praticantes.
Florentino Fernando Dias manifestou a abertura do Governo em colaborar com a federação com objectivo de permitir o crescimento de taekwondo no país, assim como participar nos grandes palcos internacionais e conquistar medalhas à semelhança de outros países africanos.
Na sua intervenção, presidente da Federação Mundial de Taekwondo, Chungwon Choue, elogiou a exibição do grupo cultural Ballet Nacional ‘Está é a Nossa Pátria Amada’ e encara o ato como início desta modalidade no país. Nas suas palavras, ‘o taekwondo está agora a começar na Guiné-Bissau’.
Neste sentido, garante que Federação mundial, a União Russa e a Confederação Africana de Taekwondo vão apoiar o desenvolvimento da modalidade no país.
Chungwon Choue considera que a Guiné-Bissau tem enorme potencial na modalidade de taekwondo, por isso pode “contar com apoios da federação mundial, da união russa e da confederação africana no desenvolvimento desta modalidade desportiva”.
Por sua vez, o presidente da Confederação Africana de Taekwondo, Ahmed Fouly, agradeceu o apoio da federação mundial para o desenvolvimento desta modalidade desportiva na Guiné-Bissau, assegurando ajuda da sua instituição a taekwondo guineense.
Na mesma linha de pensamento falou o presidente da União Russa de Taekwondo, Anatoly Terekhov, com a esperança de que  em breve o país pode ser campeão africano ou até mundial de taekwondo, por isso espera a modalidade tenha sucesso e que seja encarada pelos guineenses como tantas outras modalidades desportivas.
Issuf Camará, o presidente da Federação de Taekwondo da Guiné-Bissau, revelou que o apoio de uma tonelada de materiais recebidos da federação mundial de Taekwondo é orçado em 18 mil dólares, todos transportados via aérea.
Uma das apostas da federação de Taekwondo da Guiné-Bissau, segundo Issuf Camará, é expandir a modalidade em todo o território nacional.
Para além desta ajuda, a Guiné-Bissau recebe ainda, no decurso deste mês, um contentor de materiais vindo da União Russa de taekwondo. Os equipamentos deverão chegar ao país no próximo dia 17 de Agosto em curso.
A Federação Mundial de Taekwondo conta com 209 países membros. No lote dos países membros está a Guiné-Bissau que desde ontem, 06 de Agosto 2018, passou a ter estatuto de um país membro de pleno direito, recebendo em Bissau os certificados de filial pelas mãos do presidente federação mundial da modalidade, Professor Chungwon Choue, e de membro da federação da parte da Confederação Africana de Taekwondo entregue pelo seu presidente, Ahmed Fouly.
Por: Sene CAMARÁ
Foto: Marcelo Na Ritche

1 thought on “GUINÉ-BISSAU RECEBE APOIO DA FEDERAÇÃO MUNDIAL DE TAEKWONDO

  1. E com grande satisfação que leio esta noticia! Como veterana desta modalidade, fico satisfeita que ele seja praticado na Guiné-Bissau de uma forma séria. Os ganhos com a prática do TAEKWONDO são enormes, principalmente para a criança e o adolescente.A participação das crianças e dos adolescentes na prática das artes marciais podem influenciar positivamente o desempenho do caráter humano, além de contribuir para a melhoria da saude e a qualidade de vida da criança e o adolescente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *