A atleta guineense de 22 anos de idade, Jéssica Inchudé, conquistou no passado dia 05 de Agosto, a medalha de Prata na disciplina de lançamento do peso nos Campeonatos de África do Atletismo, em Asaba, Nigéria. A jovem lançadora do Sporting Clube de Portugal lançou uma distância de 16 metros e 76 centímetros, assegurando assim a segunda posição na prova e consequente primeira medalha do atletismo nesta competição.
Atualmente, Jéssica Inchudé ocupa a segunda posição no ranking africano. Com esta conquista, Inchudé representará a seleção africana na Taça Intercontinental que terá lugar no próximo mês de setembro na República Checa. Atleta dos leões de Alvalade soma cinco internacionalizações pelo país e soma duas medalhas, uma de Ouro conquistada nos Jogos Islâmicos de Azerbaijão e a mais recente de Prata em solo nigeriano.
BIOGRAFIA
Jéssica da Silva Inchudé nasceu a 25 de Março de 1996, em Bissau, capital da Guiné-Bissau. Ligada ao Sporting Clube de Portugal, especialista nos lançamentos. Contribuiu muito para títulos importantes do clube leonino em termos coletivos, como no Campeonato Nacional de Clubes de Pista em 2015 e a Taça dos Clubes Campeões Europeus, em Mersin, assim como no Campeonato Nacional de Clubes de Pista, em Setúbal, vencendo a prova de lançamento do peso. Foi 4.º lugar no lançamento do peso nos Campeonatos Africanos na África do Sul, 2016.
Representou a equipa de Monte Kapta, em 2010. Depois mudou-se para o Sporting Clube de Portugal, em 2012. Foi a 2.ª Melhor Sub’23 de sempre em Portugal (até 2016) e a 2.ª Melhor Júnior de sempre em Portugal (até 2016). Inchudé foi Campeã de Portugal de lançamento do peso. Ganhou a Taça dos Clubes Campeões Europeus de Clubes por Equipas (2016, com um 4.º lugar no lançamento do peso). Campeão Nacional de Clubes de Pista (2016, com um 1.º lugar no lançamento do peso), Campeã de Portugal por Clubes em Pista Coberta em 2015/16 e venceu o campeonato nacional de Clubes de Pista Coberta (2016, com um 1.º lugar no lançamento do peso).
Por: Sene CAMARÁ