O rapper guineense, Pansau Natchanda (N’Pans) é a identidade cultural da Guiné-Bissau na Rússia, país onde vive desde os seus nove anos de idade. N’Pans, um miúdo de Bissau que chegou a solo russo em 1985, para mais tarde superar várias dificuldades e brilhar na capital russa, Moscovo. A fama chegou quando N’Pans e o rapper russo Ligalize gravaram um remix da canção “Maço de Cigarros”, do cantor de rock russo, Victor Tsoi, um dos ídolos da juventude soviética, na era das reformas de Mikhail Gorbatchov. O tema musical foi o primeiro track de rap a passar no canal MTV em russo.
Apesar das três décadas em solo russo, N’Pans considerado um dos melhores rappers da Guiné-Bissau, sempre preservou a sua identidade, a prova disso é a forma como conseguiu preservar a língua crioula do seu país, ou seja, o crioulo guineense, o idioma que canta com facilidade como se não tivesse vivido mais de trinta anos fora da Guiné-Bissau. Sempre faz a questão de gravar álbum especial para a sua terra natal – ‘cantiga pa terra’, como custuma dizer. Prepara para lançar em outubro prόximo mais um álbum em crioulo intitulado 245.
É, sem dúvidas, uma das vozes da música rap bem conhecida entre os russos, sendo o primeiro africano negro a participar na história da cultura rap na Rússia.
BIOGRAFIA
Pansau Natchanda (N’Pans) nasceu na capital Bissau em 1976. Antes de deixar a sua terra natal para ser o primeiro rapper negro a impor-se nos palcos russos, passou por muitas dificuladades. N’Pans chegou à União Soviética em 1985, com apenas nove anos, para estudar na Escola Internacional de Ivanovo, internato para filhos de dirigentes de partidos comunistas e de movimentos de libertação nacional.
Terminada a Escola de Ivanovo, Pansau foi estudar para o Instituto de Construção de Perm (cidade da Sibéria Ocidental), mas teve de abandonar os estudos devido a dificuldades financeiras. Com mais de sete álbuns editados, é o primeiro rapper negro a cantar na língua russa. Trabalhou como MC nos clubes de Penza e dançava para sobreviver, o cantor não tinha outros meios para subsistir.
Em 1994, muda-se para Moscovo e forma um grupo de dança étnica com outros guineenses que estudaram na Escola de Ivanovo. Criou em 1994, o grupo de rap “Cash Brothers” com um russo e um congolês, mas o projeto terminou em 1999.
Por : Sene Camará
Meilleur artiste