O Governo de Angola vai disponibilizar um milhão de dólares norte-americanos [cerca de 840 mil euros] para apoiar o processo das eleições legislativas agendadas para o dia 18 de Novembro do ano em curso. O anúncio foi feito hoje, 01 de outubro 2018, durante a cerimόnia de assinatura de acordo rubricado entre o Embaixador de Angola na Guiné-Bissau e o representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), enquanto entidade encarregue de gerir os fundos das eleições.
O ato decorreu nas instalações do Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS) e foi testemunhado pelo representante do Secretário-geral das Nações Unidas no país e igualmente chefe do UNIOGBIS, José Veigas Filho, pela ministra de Administração Territorial, Ester Fernandes e por presidente da Comissão Nacional de Eleições, José Pedro Sambú.
José Veigas Filho, chefe do UNIOGBIS, disse na sua intervenção que as eleições agendadas para 18 de novembro, visa levar a Guiné-Bissau para “longe da instabilidade” que caracterizou o passado. E acrescentando ainda que “comunidade internacional continua estar ao lado da Guiné-Bissau nessa jornada para um futuro melhor”.
Assegurou neste particular que a Comissão Nacional de Eleições, como entidade detentora da responsabilidade global pelo processo eleitoral, tem um papel fundamental na garantia da integridade deste exercício. Nesse sentido, exortou as autoridades nacionais que trabalhem para que o recenseamento eleitoral seja credível aos olhos do povo guineense, e por todos os intervenientes do processo.
Embaixador de Angola na Guiné-Bissau, Daniel António Rosa, explicou na sua intervenção que o ato solene da assinatura de acordo de financiamento, vai permitir o executivo angolano transferir o montante anunciado de um milhão de dólares para as coordenadas bancárias das Nações Unidas em Nova Iorque, fornecida pela representação do PNUD na Guiné-Bissau.
O Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), José Pedro Sambú, prometeu que a utilização dos fundos a semelhança de outras doações provenientes do âmbito bilateral e multilateral, será gerida de forma racional em nome dos superiores interesses de uma eleição justa, credível e transparente.
Por: Aguinaldo Ampa
Foto: Marcelo Na Ritche