O Governo guineense anunciou esta terça-feira, 16 de Outubro 2018, que até ao momento mais de 200 mil eleitores já foram recenseados para as eleições legislativas agendadas para o dia 18 de Novembro. Estes dados foram divulgados através de um Comunicado do Conselho de Ministros que a nossa redação teve acesso, no qual informa-se que o Conselho de Ministros reuniu-se extraordinariamente hoje com o propósito de analisar o processo do recenseamento eleitoral em curso no país.
O executivo reconhece no comunicado que apesar da insuficiência dos Kits, regista-se alguma evolução no processo que considera de positivo.
No entanto, o governo encorajou as entidades encarregues do processo (GTAPE e Brigadas de recenseamento) a prosseguirem com registo de eleitores, contudo recomendou-lhes a procurarem aperfeiçoar, cada vez mais, a metodologia de trabalho e o espírito de serviço, em ordem ao atendimento condigno dos cidadãos eleitores, em estrita observância do período fixado na lei.
“Apelar os partidos políticos no sentido de prestarem a sua contribuição patriótica para o sucesso do processo de recenseamento eleitoral para o bem da democracia guineense e pela afirmação do Estado Democrático na Guiné-Bissau, assinalando com toda a objetividade os eventuais atropelos à lei e apresentando as devidas provas”, lê-se no comunicado.
O executivo instruiu ainda o ministro do Interior no sentido de tomar medidas as disposições legais em relação às tentativas, que segundo o comunicado, “já registadas ou as que, eventualmente, se venham a registar, de defraudar ou perturbar o normal desenrolar do processo do recenseamento eleitoral, nos termos previstos na lei”.
O recenseamento eletorial iniciou a 20 de setembro e deve terminar este sábado 20 de outubro, e a CNE estimou a 900 mil número dos potenciais eleitores.
Por: Assana Sambú