O avançado guineense que milita no clube “Mamelodi Sundowns” da Africa do Sul marcou o golo de ‘Ouro’ que valeu a vitória à selecção nacional “Djurtos” frente a turma da Zâmbia, numa partida que assinala a 4ª jornada da eliminatória para a taça da Confederação Africana das Nações, a ser realizada em 2019, nos Camarões.
Considerado pela imprensa nacional de “Talisman” da Zâmbia, por ter sido o autor de golo que resultou na eliminação dos “Chipolopolo” em 2016 nos jogos da eliminatória para o CAN do Gabão, voltou a marcar o tento que deu vitória à seleção nacional, fuzilando assim o sonho da Zâmbia que tinha vencido o jogo da primeira mão.
“Este foi um dos jogos mais importantes para todos nós e felizmente ganhamos, somamos três pontos. Agora é momento de todos os jogadores, equipa técnica e o país em geral prepararem-se para o jogo contra a Namíbia, para que possamos ganhar ou sair com um empate”, disse o avançado na sua curta declaração aos jornalistas, para de seguida, afirmar que para já nenhuma seleção pode parar “Os Djurtus” nesta caminhada rumo ao CAN 2019, que se realizada nos Camarões.
BIOGRAFIA
Tony Brito Silva Sá nasceu no dia 15 de setembro de 1993 em Bissau. Joga na posição avançada, altura 1,82 cm e peso 74 kg, é pé esquerdo. É jogador da seleção nacional camisa 15 e conta com 10 internacionalizações e dois golos, somando 554 minutos ao serviço dos Djurtos.
O internacional guineense passou por vários clubes do velho continente (Europa). Em 2011/2012 no Northhampton, Dagenham e Barnsley em 2012/2013, jogou também na equipa de CSKA na época de 2013/2015.
Passou igualmente pelo campeonato português no clube da União de Madeira, em 2015/2016. Depois seguiu para o clube de Levadiakos da primeira liga da Grécia, em 2016/2018. Atualmente joga no clube sul-africano “Mamelodi Sundowns”, contando já com cinco jogos e um golo. Regista assim, 284 minutos nas pernas ao serviço dos “Mamelodi Sundows” da África do Sul.
Por: Assana Sambú/Aguinaldo Ampa