
O Primeiro-ministro, Aristides Gomes, entregou esta sexta-feira, 26 de outubro 2018, ao Presidente da República, José Mário Vaz, o dossiê de avaliação de meio percurso do processo da organização das eleições, particularmente do recenseamento eleitoral em curso no país.
À saída de um encontro realizado no palácio da república, Aristides Gomes assegurou,numa curta declaração aos jornalistas, que o seu governo tem uma necessidade de estabelecer um diálogo permanente com o chefe de Estado para que possa ter uma ideia exata no que diz respeito aos preparativos para o escrutínio e, em função disso, tomar a decisão adequada à organização de eleições de forma livre, justa e transparente na Guiné-Bissau.
Aristides Gomes reitera o pedido à comunidade internacional, nomeadamente a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), União Africana (UA) e Nações Unidos a apoiarem o executivo guineense na realização das eleições na data marcada.
“Estamos a fazer esforço conjunto com toda a comunidade internacional, a Nigéria, por exemplo, que neste momento preside a CEDEAO, está a fazer um esforço também do seu lado no que diz respeito a kits e hoje ainda acaba de chegar uma remessa e haverá mais,provavelmente, até no dia 31 do mês em curso. Timor-Leste está a fazer o seu trabalho. Em suma, toda a gente está a fazer esforço”, assegurou Aristides Gomes.
O Chefe do executivo exortou aos partidos políticos no sentido de se esforçarem e compreenderem que a situação está difícil, tendo em conta o contexto próprio do país, e ajudando para que o mesmo possa encontrar um caminho para estabilização política.
Por: Aguinaldo Ampa
Foto: AA
Vª Exª PM muito obrigado e bom sucesso trabalho…