UMA COMUNICAÇÃO SOCIAL INDEPENDENTE E LIVRE É ESSENCIAL À DEMOCRACIA – Chefe do UNIOGBIS

O representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidos na Guiné-Bissau, José Veigas Filho, afirmou esta terça-feira, 20 de novembro de 2018, que uma comunicação social independente e livre é essencial para uma democracia saudável, participativa e uma boa governança e consolidação da paz.

O chefe do Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS) falava durante a cerimónia de abertura do fórum de análise do quadro jurídico da comunicação social guineense, organizado pelo ministério da Comunicação Social, em colaboração com o Gabinete da Comunicação e Informação do UNIOGBIS e que decorre de 20 a 21 do mês em curso numa das salas de reuniões do Palácio do Governo.

Na sua comunicação, José Veigas Filho disse que a média guineense assume, na medida exata, as suas responsabilidades na realização de eleições transparentes, confiáveis e pacíficas e desempenha um papel insubstituível na informação dos cidadãos, consciencialização dos eleitores e apresentação dos projetos e programas dos candidatos e partidos políticos.

Informou ainda que a fragilidade económica que afeta a média guineense e as precárias condições de trabalho dos jornalistas tornam-lhes vulneráveis às pressões económicas e políticas. Sustentou neste particular que é neste contexto que se inscreve a necessidade de fortalecer o quadro jurídico que regula o setor.

Por sua vez, o ministro da Comunicação Social, Victor Pereira, agradeceu o UNIOGBIS pelo apoio na realização do encontro e explicou que o ministério que tutela vai propor ao fórum alguns contributos para a instituição da Comissão de atribuição de Carteira Profissional de Jornalista, regulação do jornalismo on-line e uma proposta sobre o código deontológico para o exercício do jornalismo e um código de jornalista a adotar para as próximas eleições.

 

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A  

  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *