A Guiné-Bissau conquistou quatro medalhas no Campeonato Africano das Nações na modalidade desportiva de Savate [boxe francês] que decorreu em Dakar, Senegal, de 6 a 9 de dezembro. Os “savateurs” guineenses estreantes nessa competição africana conquistaram duas medalhas de Ouro e duas de prata.
Os Atletas Ascensões Mendy, na categoria de 80 quilos e David Sanha de 60 quilos, conquistaram o título do campeão africano [medalha de Ouro]. Também os craques Leandro Monteiro [Categoria de 75 quilos] e Jean Jando Mendy [categoria de 70 quilos] arrecadaram duas medalhas de prata para o país.
O presidente da Associação do Karaté e Arte Marcial, Sabum Seide, após este triunfo, disse que o resultado superou as expectativas nessa primeira participação dos atletas guineenses no evento internacional dessa modalidade.
“Estou muito feliz e orgulhoso pela proeza dos nossos atletas que constitui uma grande surpresa que superou as nossas expectativas, logo nessa primeira participação, tendo em conta os escassos meios financeiras para suportar as despesas da delegação”.
Seidi apelou as autoridades desportivas nacionais no sentido apostarem nessa modalidade, que não ganhou ainda espaço no panorama do desporto nacional, para que o país possa participar no campeonato do Mundo que será realizado no próximo ano em Tunísia.
Este evento internacional que decorreu nos dias 6 a 9 do mês em curso em Dakar Senegal, juntou 8 países africanos. A Guiné-Bissau foi considerada país de revelação de combate neste campeonato Africano. O campeão em título, Mali ficou na segunda posição com duas medalhas conquistadas.
O savate ou boxe francês, é uma arte marcial e desporto de combate que combina boxe com técnicas de pontapé. Foi desenvolvido na França, no século dezanove.
Por: Idjé Da Costa
Isso es grandissimo orgulho,pela tentar dificuldades economico,da organizacção.eu vos elovo pelo vossos esforços,e,muito obgdo por terem representado o nosso pais.viva guine-Bissau, viva o nosso povo,e,viva a patria.força,alimo,e, coragem sempre para frente.grandisimo abraço para todos participantes,e,a delegacção.