JOSÉ MÁRIO VAZ PARTICIPA NA 54ª CONFERÊNCIA DE CHEFES DE ESTADO DA CEDEAO

O Presidente da República, José Mário Vaz, deslocou-se esta manhã, 20 de dezembro de 2018, à Abuja, capital administrativa da República Federal da Nigéria, para participar na 54ª Sessão da Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica para Desenvolvimento dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) que decorre sabádo, 22 do mês em curso.

Segundo o comunicado do Gabinete de Comunicação da Presidência da República, o Chefe de Estado guineense, durante a sua estada em Abuja, vai reunir-se com os representantes permanentes junto da CEDEAO do Conselho de Mediação e Paz. Estará presente também na reunião do Conselho de Ministros para a análise dos documentos submetidos aos chefes de Estados da sub-região.

O Democrata apurou que, durante a reunião, os líderes da sub-região analisarão a situação política e de segurança a nível dos países da CEDEAO. Os Chefes de Estado abordarão também a questão do processo eleitoral nos diferentes países, nomeadamente a do Togo, que realizou ontem (quinta-feira) a sua eleição, mas também a dos países que irão às urnas em 2019, como o caso do Senegal, da Nigéria e da Guiné-Bissau.

Salienta-se que a última missão interministerial da CEDEAO que esteve no país a 12 de dezembro, pediu às autoridades guineenses que marcassem as eleições legislativas para janeiro de 2019 e exigiu que a data das eleições fosse anunciada antes da reunião dos Chefes de Estado e do Governo da CEDEAO, que decorre amanhã 22 de dezembro.

Entretanto, o Presidente da República, após consultas com o governo, partidos políticos e a Comissão Nacional de Eleições, fixou a data das eleições legislativas para 10 de março de 2019.

Importa referir que a  Comunidade Económica do Estados da África Ocidental é uma organização de integração regional criada através de um tratado assinado em 1975. A CEDEAO engloba 15 países, nomeadamente: Benin, Burkina Faso, Cabo Verde, Costa de Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné-Conacri, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo.

 

 

Por: Assana Sambú

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *