O jornalista Iancuba Dansó, da Rádio Capital FM, foi o grande vencedor da 5ª Edição do ‘Prémio Jornalismo e Direitos Humanos’ na categoria Rádio, com a reportagem intitulada “Agressão às Liberdades”. Uma distinção atribuída a 10 de Dezembro 2018 pela Liga Guineense dos Direitos Humanos, em colaboração com a Associação de Cooperação entre os Povos e o Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina.
Na sua conta do facebook, o jovem jornalista dedicou o prémio ao Diretor-executivo da Capital FM, Lassana Cassamá, ao seu filho Said Dansó e aos colegas da rádio. Já numa declaração à imprensa, Iancuba Dansó disse que o jornalista é defensor da democracia, acrescentando que o galardão encoraja-o a continuar a promover a democracia.
BIOGRAFIA
Iancuba Dansó nasceu no dia 13 de Setembro de 1989. Concluiu os estudos liceais no Liceu Dr. Agostinho Neto em Bissau onde, em 2010, exerceu o cargo de Secretário da Associação dos Alunos do Liceu Dr. Agostinho Neto. Atualmente estuda o 4.º Ano de Licenciatura em Língua Portuguesa no Instituto Camões em Bissau. Em 2009 frequentou um curso Prático de Jornalismo pela Agência Bissau Media e Publicações.
Em 2007 e 2011 participou num curso de Administração e Secretariado. Já em 2009 fez uma formação em Gestão de Parceria, ainda no mesmo ano esteve num curso sobre Saúde e Participação Comunitária. Em 2010 fez outro curso sobre Técnicas de Elaboração de Projetos e em 2012 participou numa formação destinada à Saúde Sexual e Reprodutiva.
Foi Responsável do Departamento de Associativismo e Voluntariado e mais tarde Responsável das Relações Públicas e Porta-voz da Rede Nacional das Associações Juvenis, RENAJ. Também foi delegado da Associação de Jovens de Luanda junto ao Conselho Nacional da Juventude, CNJ. E de 2009 a 2012 desempenhou as funções de Secretário-geral da Associação de Jovens de Luanda, AJOL.
Parabéns, pela sua distinção e conte com o nosso apoio moral. Na idade juvenil é que se pode dar a máximo contribuição à pátria e povo que precisa de alguma ajuda.