Wilson Pereira Batista, empresário de futebol, vai promover uma iniciativa intitulada “AFRIFUTE” na qual participarão apenas as equipas vencedoras dos campeonatos defesos ao nível do Sector Autónomo de Bissau. Numa entrevista ao nosso jornal na terça-feira passada o jovem empresário de futebol explicou que a ideia visa promover novos talentos guineenses que jogam nos campeonatos defesos de diferentes bairros da capital.
O empresário avançou ainda que “é nos campeonatos defesos dos bairros que se encontram novos talentos que podem ser refinados para se tornarem em grandes astros do futebol mundial”. Neste particular sustentou que a liga vai dar aos jogadores a oportunidade de competir ao mais alto nível podendo ser apreciados pelos empresários nacionais de futebol.
Informou que já foram identificadas as equipas vencedoras dos campeonatos defesos de diferentes bairros, tendo acrescentado ainda que conseguiram passar as informações junto às diferentes comissões organizadoras dos campeonatos defesos no sentido de fazer valer a iniciativa.
“Esperamos que as equipas campeãs façam inscrições a um preço acessível para participarem neste torneio da Liga Afrifute cujo prémio é muito gordo. Não temos ainda a data indicada para o início do torneio, porque estamos a depender dos campeonatos defesos que na sua maioria ainda não terminaram ”, explicou o promotor que entretanto apelou às equipas vencedoras dos campeonatos que já terminaram para se inscreverem.
Wilson Pereira Batista disse que nesta primeira experiencia do torneio apenas farão parte as equipas de capital. Mas que, se tudo correr como previsto, no próximo ano poderão ser incluidas equipas vencedoras dos campeonatos defesos das regiões, tendo sustentado ainda que “devido às dificuldades de deslocação por parte das equipas do interior, a organização procurará os meios necessários para facilitar as deslocações regionais”.
Este responsável assegurou que se pretende oficializar a iniciativa para que passe a ser realizada todos os anos porque, conforme disse, “isso irá dinamizar e promover mais competitividade das equipas, dado que cada equipa terá a intenção de participar na liga AFRIFUTE”.
Wilson Pereira Batista contou ainda que de momento os patrocinadores da iniciativa são a Rádio Jovem, a Empresa SPM, Urbitrans, Abilar, Casa Agrícola, entre outras empresas. O jovem empresário sublinhou que a realização do torneio é do conhecimento das autoridades desportivas do país, mas particularmente do Secretário da Federação Nacional de Futebol da Guiné-Bissau, com quem negociaram igualmente a questão da cedência do campo para os jogos.
O promotor da Liga AFRIFUTE afirmou que a liga é apenas para os jogadores não federados, ou seja, os que não estão a jogar nos campeonatos nacionais. Apelou igualmente às comissões organizadoras dos campeonatos defesos no sentido de não permitirem a participação de jogadores federados no campeonato.
Vincou ainda que a iniciativa da liga visa descobrir novos talentos que não tiveram a oportunidade de jogar o campeonato nacional e sustentou que a liga dos campeães das equipas vencedoras dos campeonatos defesos permitirá aos atletas demostrarem os seus talentos.
“Os jagadores federados já são conhecidos, porque jogam no campeonato nacional de futebol, por isso é que deveriam deixar apenas aqueles que não são federados para tomarem parte na liga”, explicou.
Importa referir que esta é primeira vez que se realiza uma iniciativa desta natureza na Guiné-Bissau. Isto é, a realização do torneio das equipas vencedoras dos campeonatos defeso dos diferentes bairros da capital. Conforme os organizadores da Liga AFRIFUTE, a inscrição das equipas é apenas de dez mil francos cfa. O prêmio previsto para a equipa vencedora do torneio é de 800 mil francos cfa.
Por: Aguinaldo Ampa