
O Futebol Clube de Cuntum “Os Cavalos Brancos” empatou neste domingo, 13 de Janeiro de 2019, com o líder do campeonato nacional da primeira divisão, Sporting Clube da Guiné-Bissau a zero bolas, no tapete sintético do Estádio Lino Correia, no jogo que encerrou a quarta jornada da ‘Guines Liga’.
A partida iniciou-se com 42 minutos de atraso em relação à hora prevista (16 horas), devido à chegada tardia de elementos das forças de segurança. A equipa de arbitragem recusou iniciar o jogo antes da chegada das forças de segurança.
A partida contou com uma grande assistência dos adeptos dos dois clubes nas bancadas e que foram assistir ao dérbi da semana que opôs as duas equipas que ainda não perderam nenhum jogo esta temporada
Aos 29 minutos, o Sporting quase que abria o marcador através do seu avançado Jesualdo Biague (Lote), que teve uma grande oportunidade para fazer o primeiro golo da partida, mas o guardião dos ‘Cavalos Brancos’, Carlitos Jorge Sá (Munú), fez uma grande defesa e evitou o golo. Depois do primeiro aviso dos leões à baliza de Cuntum, a equipa de Mateus Samba Sanhá, respondeu aos 33 minutos da partida. O médio de Cuntum, Ecu, fintou dois jogadores do Sporting e fez um passe para Nhancó que cruzou o esférico para o avançado Mamadú Cobró, que cabeceou para cima de trave, numa soberba ocasião clara de marcar.

Já na segunda parte, os dois treinadores fizeram alterações nas equipas com o propósito de chegar ao golo. Aos 56 minutos da partida o cabo-verdiano que milita na equipa leonina, Igor Correia, fez um remate muito forte dentro da grande área de FC Cuntum e que poderia ter carimbado a partida, mas o guarda-redes do Cuntum voltou a brilhar com uma defesa espetacular, agarrando a bola sem dificuldades.
Aos 67 minutos o médio trinco de Sporting, Saido Mané (Gatuso), que entrou na primeira parte do jogo para o lugar do lesionado Quadé, foi expulso da partida após ter-lhe sido exibido a cartolina vermelha direta, por palavrões dirigidas à árbitra da partida, Leopoldina Ross Deyves.
Aos 67 minutos o médio trinco de Sporting, Saido Mané (Gatuso), que entrou na primeira parte do jogo para o lugar do lesionado Quadé, foi expulso da partida após ter-lhe sido exibido a cartolina vermelha direta, por palavrões dirigidas à árbitra da partida, Leopoldina Ross Deyves.
Em superioridade numérica, o treinador do FC Cuntum, Mateus Samba Sanhá, fez duas alterações e lançou dois homens no ataque a procura do golo da partida, mas resultou em nada.
Outra expulsão a aconteceu aos 90+2 minutos, mas desta vez a favor da equipa de FC Cuntum, que viu o seu defesa central Jeremy ser expulso por acumulação de cartolinas amarelas.
Com este resultado, os leões da capital continuam a partilhar a liderança do campeonato nacional com a União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB), ambas as equipas com dez (10) pontos.
RESULTADOS DA QUARTA JORNADA DA ‘GUINEES-LIGA’
- UDIB [1-1] Portos de Bissau
- Pefine [2-1] Benfica
- Balantas [1-0] Bafatá
- Farim [1-1] Bula
- Pelundo [0-0] Gabú
- Bambadinca [ 0-1] Bissorã
- FC Cuntum [ 0-0] SPorting GB
Por: Idjé da Costa
Foto : Marcelo Na Ritche