
O Presidente da Comissão Nacional das Eleições, José Pedro Sambú, disse esta quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019, que a instituição que dirige está muito preocupada com a falta de um ministro do Interior para dirigir as forças de segurança, tendo em conta o clima de tensão social que se regista no país, mas também para ajudar na manutenção da segurança durante o processo eleitoral.
A preocupação da entidade que dirige o processo das eleições foi trazida a público pelo seu responsável máximo, José Pedro Sambú, depois de uma audiência mantida com o Chefe de Estado, José Mário Vaz, na qual apresentou a preocupação da sua instituição relativamente a segurança eleitoral.
Sambú disse na sua declaração aos jornalistas que é urgente a constituição de uma força de segurança conjunta para assegurar o processo eleitoral, uma força que desempenharia um papel que considera de muito importante durante o período das eleições.
Assegurou que o Presidente José Mário Vaz garantiu-lhes que vai nomear brevemente o ministro do interior, tendo em conta que se aproxima a data das eleições legislativas marcadas para 10 de março do ano em curso.
Explicou que o ministério do interior é o interlocutor direto da Comissão Nacional das Eleições no processo eleitoral, uma vez que é ele responsável pela constituição da força conjunta que acompanhará os materiais eleitorais a diferentes localidades do país, como também criará as condições necessárias para assegurar o período das campanhas políticas. Acrescentou neste particular que a Comissão Nacional de Eleições não está apenas preocupada com a questão de segurança, mas também com a questão financeira, que segundo a sua explanação, recebeu garantias do Presidente da República que vai ajudar na resolução dos problemas financeiros.
Por: Epifania Mendonça
Foto: Cortesia da Presidência da República