
O líder do Partido da Nova Democracia (PND), Mamadu Iaia Djaló, prometeu este domingo, 24 de fevereiro de 2019, trabalhar para que haja uma governação ativa e transparente na Guiné-Bissau, se for eleito deputado da nação no dia 10 de março.
Djaló fez esta promessa durante um comício popular na seção de Ingoré (círculo eleitoral 19), setor de Bigene, região de Cacheu, no norte do país.
O presidente do partido da “pomba branca” deslocou-se àquela zona a fim de apresentar aos eleitores o programa eleitoral do seu partido com o intuito de pedir os votos dos populares.
Na sua intervenção, Mamadu Iaia Djaló pediu aos cidadãos para não violarem os direitos e a liberdade dos outros durante o período da campanha eleitoral bem como a evitar proferir palavras ofensivas e provocatórias.
Djaló apelou ainda aos seus militantes a não bloquearem as ruas durante as manifestações partidárias nem denegrir a imagem de outros cidadãos, muito menos dos seus familiares, porque na sua opinião, “uma sociedade atualizada não faz tais práticas”.
Prometeu aos eleitores que, se chegar ao parlamento guineense, trabalhará para que haja uma governação ativa, transparente e capaz de transmitir confiança. Contudo, admite que existe uma falta de confiança entre os cidadãos eleitores e os candidatos políticos, porque no seu entender ‘os políticos defendem apenas os seus interesses, apropriando-se dos bens comuns para fins privados”.
Destacou os setores da saúde, educação, infraestrutura e electricidade como prioridades do seu partido na Assembleia Nacional Popular, exercendo a sua influência junto do governo em favor destas setores, tendo em conta que estas preocupação foram recolhidas junto das comunidades que pretende representar.
Por: Epifania Mendonça