Jovens ativistas sociais da Guiné-Bissau lançaram um desafio aos candidatos a deputado da nação a se auto-apresentarem e darem a conhecer os seus planos, na possibilidade de virem a ser eleitos. O projeto é denominado “Nha Voto”, uma iniciativa da “InnovaLab” – empresa social que atua no campo das tecnologias”, em parceria com o Observatório da Democracia e Governança (ODG) da Guiné-Bissau, que visa, segundo os ativistas, promover uma cidadania mais ativa dos guineenses nos processos tanto democrático como governativo.
O grupo destes jovens ativistas desafiam os partidos políticos que concorrem às eleições legislativas de 10 março próximo a publicarem nas redes sociais a foto, biografia síntese e vídeo de 5 minutos de apresentação sumária de projeto político de cada candidato à deputado. Este challenge está a ter sucesso enorme nas redes sociais: em dois dias atingiram mais de 10 mil gostos e 5 mil partilhas, sob slogan “PovoMistiObiBos”.
O projeto foi tornado público em dezembro de 2018, aquando do lançamento da plataforma www.nhavoto.org, para informar, sensibilizar e acompanhar o processo eleitoral. Outro ponto importante sobre a funcionalidade da plataforma é a disponibilização de diversas leis nacionais para consulta para todos. Paralelamente, fóruns de partilha de ideias e contributos dos citadinos estarão abertos para contribuições construtivas de todos.
O projeto Nha Voto, na prossecução das suas atividades de promoção da transparência eleitoral e de uma cidadania mais ativa dos guineenses, está a formar mais de duzentos (200) jovens mais influentes de diferentes quadrantes do país, denominados Embaixadores ou colaboradores em matéria de Liderança, Cidadania e Advocacia.
Na operação intitulada “Ambassadors Training Tour”, a Coordenação do Nha Voto elegeu estrategicamente as cidades de Bafatá (Leste), Buba (Sul), Canchungo (Norte) e Bissau para as acções de formação dos Embaixadores da “Mudança”. Essa estratégia baseou-se no fato dessas cidades constituírem os centros mais acessíveis das três províncias que compõem a Guiné-Bissau.
Em Bafatá na semana passada, cerca de 50 voluntários ou Embaixadores locais da Plataforma Nha Voto beneficiaram de ferramentas modernas e práticas de Liderança, também aprenderam como impactar positivamente as suas comunidades começando por si mesmo – liderar a si mesmo e ser líder de impacto.
De referir que a plataforma Nha Voto (financiada pela Embaixada dos EUA – Dakar) foi idealizada e concebida pela ONG InnovaLab com o propósito de promover a transparência eleitoral e uma cidadania mais activa dos guineenses. E para melhor atingir os seus visados, está a implementar o projeto em colaboração com o Observatório da Democracia e Governança (ODG) da Guiné-Bissau que por sua vez está focado na consolidação democrática, governança, integridade e coerência governativa e luta contra a corrupção.
Por: Redação
Gostaria que, no vídeo, os candidatos falassem sobre o que pensam ou planejam fazer no campo do Saneamento Básico na Guiné-Bissau, já que nem Bissau, Capital, possui essa benfeitoria