[semana 14_2019] O jovem Juviano Landim é um exemplo a seguir pelos guineenses. Ele lidera um grupo de jovens voluntários – “Homens Novos” nos trabalhos de reabilitação de instituições públicas [escolas, centros de saúde etc], e agora quer ver Bissau limpa, com a meta de colocar mil tambores de lixo nas ruas da capital guineense.
“O meu comportamento de ‘Homem Novo’ começou muito antes do nome ‘Homem Novo’. Com o passar do tempo, fiquei a saber que Amílcar Cabral uma vez disse que, para o programa maior, viria o homem novo. Acredito que ele quis dizer que viria uma mentalidade nova, uma mentalidade pragmática de construção de uma sociedade ideal. Daí senti-me um homem novo”, explica Juviano Landim à redação do jornal O Democrata.
BIOGRAFIA
Juviano Leopoldo Correia Landim nasceu em Bissau a 28 de Maio de 1980. Deixou a
Guiné-Bissau quando tinha apenas 15 anos de idade para viver em Portugal. Fez o
primeiro ao quarto ano de escolaridade na Escola ’19 de Setembro’ e quinta a
nona classe no ciclo Salvador Allende e Taborda. Estudou 10° Ano no Liceu
Nacional ‘Kwame Nkrumah’ e seguiu depois para Lisboa onde fez 11° Ano na Escola
Secundária Ferreira Dias.
Em fevereiro de 2009 fez um Curso de Segurança na Noruega, país onde fez também um curso de técnicas de exploração de petróleo em 2014 na Escola Técnica ‘BERGEN MARITIME’. Mais tarde cursou gestão e instalação de redes de informática em 2007 e entre 2008 e 2011 fez os cursos de línguas inglesa e francesa. Agora quer mudar positivamente a sociedade da Guiné-Bissau.
Por: Sene CAMARÁ
boa coisa