[semana 17_2019] O jovem guineense Saibana Baldé marca a diferença na Guiné-Bissau, no domínio da educação, ou seja, no ensino superior, através da sua organização não governamental “Tchintchor”, que já enviou 120 estudantes guineenses para estudar no Instituto Politécnico de Beja, em Portugal.
Saibana Baldé é fundador e coordenador da ONG “Tchintchor”, organização que através do seu projeto ‘Iniciativa Estudantes Guineenses em Beja’, que resulta do protocolo com o Instituto Politécnico de Beja, conseguiu enviar para Portugal, até final de março deste ano, um total de 120 estudantes guineenses que beneficiaram do referido projeto iniciado em 2015 e que este ano apresentará primeiros licenciados.
BIOGRAFIA
Mamadu Saibana Baldé nasceu em Bissorã, norte da Guiné-Bissau, região de Oio. Em 2018 foi um dos selecionados para participar no programa de formação dos jovens líderes africanos da iniciativa de ex-presidente norte-americano, Barack Obama, “The Mandela Washington Fellowship” – [A Iniciativa para Jovens Líderes Africanos] em sigla inglesa (YALI), onde Baldé formou-se em Liderança Cívica pela University of Delaware.
Baldé é gestor de projetos, empreendedor social, poeta e ativista. Participou com sua organização “Tchintchor” na criação do projeto “Liga dos Amigos dos Hospitais da Guiné-Bissau”, que visa apoiar os serviços hospitalares do país. Em 2011, Licenciou-se em Estudos Africanos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É gestor do Instituto Padre António Vieira (IPAV). Além dos estudos em Portugal, trabalhou como jornalista cultural.
Por: Sene Camará
Este jovem é um espelho ou seja uma referência pelo que tem feito, seria bom que juventude da Guiné Bissau mal preparados deixassem de comentários banais no Facebook,e sigam passos dele. Desejo-lhe saúde e muitos anos de vida, continue com este projeto.
Em primeiro lugar gostaria de agradecer o senhor Balde pela contibuição a nação Guineense que Deus ilumine os seus projetos .
Para finalizar gostaria de encorrazar colegas estudantes que apostam sempre nessa caminhada que è o caminho certo, usam dificuldades como desáfios e sempre nos focos! Tudo è possivel e humildade em cima de tudo.
Meus respeitos cumprimentos!!!
Estes tipos de jovens que a Guiné precisa, temos que louvar aos mais capazes, aos mais talentosos a aqueles que conseguem-nos ajudar a sair desta crise e rejeitar com veemencia aos divisionistas, tribalistas e radicais que nos querem dividir como povo irmão.
Jovens construindo um Guiné melhor. Mas, se for para politica, certamente uns diriam muito jovem para ser ministro ou isso ou aquilo.
Força!
Pelo trabalho que tem feito nesse último 3 anos.
Portanto que não lhe falte a saúde para continuar com este grande projecto.
Es uma referência para juventude guineense, e esperamos que haja sempre facilidade no seu percurso, de ajudar os que precisam…
Em suma, muito obrigado pelo serviço prestado a sua patria.
Saúde de ferro e vida longa…
Ouvir falar da Guiné Bissau, onde estive como oficial do exército português, em Cooperação Técnico-Militar é uma enorme satisfação, mais satisfeito e honrado me sinto quando oiço falar de alguém que tudo faz em prol do desenvolvimento e afirmação do seu povo de um País que merece o apoio de todos nós Bem Haja.
Obrigada filho por seres quem és e aplicares a educação que te deram em casa e na escola.
Tu és um dos filhos da Guiné Bissau que acha que tem obrigação de deixar algo aos mais novos.
Os meus elogios não se vão só para ti mas, para toda a equipa da ONG “Tchintchor”, pois sem os colaboradores o trabalho seria bom mas, com todos ficou melhor.
FORÇA AÍ FILHO!
A GUINÉ-BISSAU, VAI ACONTECER
Um grande líder se apresenta em momentos oportunos este hoje é uma referênçia tanto para ONGs assim como estato. Continue será sempre coroado dos êxitos em todas as suas ações.
Nós somos povos orgulhoss em todos aspectos, Viva saiba Amado Balde, o homen justo.apelamos todos jovens Guiness,do que hoje pr frente há um grande oportunidade,pr que Bissau, tornou-se um paíse maravilhosa,com esforços de motivos,chamado,ANOS I GUINEENSES,vamos viva Guiné Bissau Viva jovetude, deste paíse de um 1 milhão I meio de habitantes.ja começou um Guiné verde,coisas abundante, laranja, goiaba,mang, ananás, limão, Mandarina,foli,papaia,furtapao, ,jaca,mancara, deferents, camadas de animais búfalo girafas,lefantes,gajelas, lião,onças,tiger,etc, peixe, não falamos.todos estás prudotos há vermos n nossa terra,vamos vamos vamos vamos vamos vamos vamos vamos vamos vamos vamos vamos Viva Guiné Bissau NHA TERRA.SOUsou estudantes n universidade federal de Copenhaga em Dinamarca, estero quê um dia volta pra o meu querido paíse maravilhosa como ninguém,a Guiné Bissau.
Parabéns a Guiné-Bissau ,por ter pessoas tão focadas em ajudar teu País e os jovens,e parabéns por te pessoas como Saibana Baldé como Miguel de Barros entre tantos outros,que empenhar em ajudar teu País e teu povo!
Os esforços correspondem ao sucesso parabéns Saibana,o senhor é diferente e da para ver logo de cara.
#Aprendiz do Sábio #
Contínua a frente o caminho dos heróis sempre serão lembrados,os teus atos é visto além dos horizontes.É na verdade o que “nós ansiamos”
Parabéns pelo seu projetos,pois ter mais 10 de vc cá em Bissau é óbvio que alguma coisa vai sobre sair e, muito obrigado pelas suas ideias de pensar esse projeto tão brilhante para os bens dos povos guineenses.muito parabéns.
Muito obrigada Balde, Voce um Massimo coregem sempre em frentes !!!
Continua sempre forte no seu trabalho para melhor servir seu país,
Força irmão
Com jovens como este a Guiné Bissau vai longe …sinto orgulho parabéns…..CONTINUA
Parabéns Baldé, pelo seu projeto os esforços correspondente ao sucessos ,e a diferença..
Parabéns…espero que tenhamos um dois de vc no país.