
A diretora-geral Interina da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), Grethel Aguilar, felicitou esta quarta-feira, 10 de julho de 2019, os esforços das autoridades da Guiné-Bissau em matéria de conservação da biodiversidade e espera que não beneficiem apenas o povo da Guiné-Bissau, mas também o planeta em geral.
Grethel Aguilar fez esta constatação à saída da audiência com o Presidente da República cessante, José Mário Vaz, no âmbito do Fórum Regional da conservação que decorre no país desde o dia 09 e termina no dia 11 do mês em curso.
No Fórum participam mais de uma centena de técnicos ambientalistas provenientes da África Ocidental e Central, para discutir o futuro da conservação e o bem-estar das populações dos dois blocos regionais do continente.
Grethel Aguilar lembrou que a Guiné Bissau tem feito esforços imensos na conservação do ambiente, onde 26.3 % do seu território nacional é considerado área protegida, com benefícios às comunidades. Ou seja, porque a maior parte delas (das áreas protegidas) está no seio das comunidades. Neste sentido, defende a necessidade de serem protegidas.
“Se não tivermos espaços saudáveis ou áreas protegidas saudáveis, não haverá vidas saudáveis, por isso necessitamos conservar e cuidar da nossa terra”, referiu.
Grethel Aguilar manifestou, no entanto, o seu interesse em poder contar com uma representação guineense no próximo Congresso Mundial da Natureza que terá lugar em França, para que possa apresentar a sua experiência em matéria de áreas protegidas e de conservação de Mangais.
Por: Epifania Mendonça
Foto: E.M