Aberta durante uma hora: CIPRIANO CASSAMÁ SUSPENDE A SESSÃO PARLAMENTAR PARA RETOMAR NA SEGUNDA-FEIRA

O presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá, suspendeu esta noite a sessão parlamentar que decorreu cerca de uma hora com o intuito de aprovar o projeto da ordem do dia do qual consta a apresentação, discussão e votação do programa do governo de Aristides Gomes. A sessão parlamentar que deveria decorrer esta manhã no hemeciclo da Assembleia Nacional Popular, mas que acabou por ser cancelada por causa da greve de dez dias levada a cabo pelo sindicato de base daquela instituição em reivindicação de dois meses de salários em atraso bem como a criação de melhores condições de trabalho.

Já no fim da tarde desta quinta-feira, 19 de setembro de 2019, Cipriano Cassamá convocou sessão numa uma das unidades hotaleiras da capital Bissau. A sessão ora aberta pelo líder do Parlamento começou com a confirmação do quorum pelo deputado Abel da Silva Gomes, que anunciou que estiveram na sala 52 deputados, incluindo o presidente do Parlamennto, Cipriano Cassamá. Estiveram presentes 27 deputados do MADEM, 21 do PRS e 3 de APU-PDGB.

A bancada parlamentar do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) bem como um (01) deputado do Partido da Nova Democracia (PND) e um (01) da União para a Mudança (UM) ausentaram da sessão parlamentar retomada esta noite para aprovar os seis pontos do projeto da ordem do dia.

Para além da apresentação, discussão e votação do programa do governo, se destaca ainda os seguintes pontos: Análise da situação de apreensão de drogras; Apresentação, discussão e votação do Orçamento da Assembleia Nacional Popular; Apresentação, discussão e votação dos membros do Conselho de Administração;

Apresentação, discussão e votação de novo modelo de cartão de identificação e livre trânsito dos deputados, nos termos do dispostos na alínea f), n° 1 do art° 12 do Estatudo dos deputados e o último é apresentação, discussão e aprovação dos acordos internacionais.

Depois de abertura da sessão parlamentar, a bancada do Movimento para Alternância Democrata bem como do Partido da Renovação Social cada um pediu alguns minutos para a concertação posições com os seus respectivos deputados. Depois da concertação pediram que seja apresentado o projeto da ordem do dia e a sua consequente aprovação, mas o presidente do Parlamento decidiu suspender a sessão para retomar os trabalhos ‪na próxima segunda-feira‬.

Por: Assana Sambú

2 thoughts on “Aberta durante uma hora: CIPRIANO CASSAMÁ SUSPENDE A SESSÃO PARLAMENTAR PARA RETOMAR NA SEGUNDA-FEIRA

  1. Eu acho que os lider deste nosso Pais tem que pensar no povo.este ultimo que cada vez esta passar miseria se não por culpa de militares é dos politcos.tenham pena deste povo que tem outra saida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *