
[SEMANA 42_2019] O Soldado luso-guineense “Comando” Aliu Camará recebeu na segunda-feira, 14 de Outubro de 2019, a Medalha Cruz de Valor Militar “com palma”, uma distinção concedida pelo Presidente da República Centro-Africana, Faustin-Archange Touadéra, informa o Exército Português na sua página no Facebook.
De acordo com a mesma publicação, a condecoração foi concedida pelo esforço, dedicação e sacrifício da ação do Soldado luso-guineense Aliu Camará no processo de paz daquele país.
A distinção foi entregue pelo o Ministro da Defesa Nacional, Professor Doutor João Gomes Cravinho, contando com a presença do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante Silva Ribeiro, e do Chefe do Estado-Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca, realça o Exército Luso.
BIOGRAFIA
O militar de 23 anos de idade sofreu a amputação das duas pernas na sequência de um acidente de viação, em junho de 2019, na República Centro-Africana, cresceu no bairro do Casal da Boba, na Amadora, onde é considerado um exemplo de perseverança. Aliu Camará é filho de imigrantes guineenses. Alistou-se como voluntário para o serviço militar, tirando depois o curso de Comandos, em 2016.
“O acidente aconteceu enquanto realizavam um trajeto logístico junto à região de Bouar, situada a 350 km a noroeste da capital do país, durante o qual ocorreu o despiste e capotamento de uma das viaturas táticas ligeiras blindadas HMMWV, vulgarmente conhecidas por “Humvee””, informou o Exército Português no dia do acidente.
Por: Sene Camará
Crtesia: CM