
O Comissário da Polícia de Ordem Pública, Armando Nhaga, anunciou esta sexta-feira, 22 de novembro de 2019, que foram disponibilizados seis mil e quinhentos (6.500) homens das forças de defesa e segurança para assegurar o processo eleitoral a nível de todo o território nacional.
Segundo avançou, todos os homens destacados para assegurar a operação já têm as indicações das assembleias de voto onde serão colocados em todo território nacional e que a partir das zero horas de sábado, 23 de novembro, todos os elementos da Comissão Nacional de Eleições serão acompanhados pelas forças de defesa e segurança para as respetivas assembleias de voto.
Armando Nhaga alerta igualmente aos candidatos e partidos que apoiam algumas candidaturas que todos os cartazes dos candidatos afixados nos automóveis devem ser retirados, a partir das zero horas desta sexta-feira, último dia da campanha eleitoral, tal como determinado por lei.
Reconhece, contudo, que o último dia da campanha eleitoral requer mais e maior segurança para permitir que todos os candidatos entrem para a cidade para fechar a campanha eleitoral.
“Enviamos o comunicado a todos os candidatos no sentido de não realizarem comícios populares nas vias públicas que possam complicar a circulação dos cidadãos e rodoviária, mantendo assim a boa convivência que os candidatos têm demostrado durante toda a campanha eleitoral”, enfatizou.
Armando Nhaga lembra neste sentido que no dia da votação, domingo, só circularão as viaturas autorizadas pela Comissão Nacional das Eleições, através de livre trânsito, as ambulâncias dos hospitais e das polícias, até 48 horas depois da votação.
Por: Aguinaldo Ampa
Foto: A.A