
O candidato apoiado pelo Movimento para Alternância Democrática (Madem-G15), Úmaro Sissoco Embaló, saudou esta quarta-feira, 27 de novembro de 2019, o povo guineense, em particular os eleitores, pela ordeira e civismo demostrados no decorrer do processo de votação do dia 24 de novembro e durante todo o processo da campanha eleitoral. Umaro Sissoco Embaló aceitou igualmente os resultados anunciados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).
“O mais importante neste momento é a estabilização do país”, realçou.
Na sua reação aos resultados eleitorais provisórios, candidato de MADEM-G15 referiu que a sua candidatura, ao contrário das candidaturas adversárias, não visa procurar enriquecimento pessoal, através de “apropriação abusiva e ilegal dos recursos financeiros do país”. Porém, visa devolver esperança ao “martirizado do povo da Guiné-Bissau”. Alerta, no entanto, que os recursos naturais e a soberania nacional estão em perigo nestas eleições presidenciais.
Úmaro Sissoco Embaló proclamou, na sua declaração política feita em Bissau, que será vencedor da segunda volta das presidenciais agendadas para o próximo 29 de dezembro e avisa desde logo que vai lutar sem tréguas no combate ao narcotráfico no país para garantir um futuro melhor a todos os guineenses.
Neste sentido, convidou todas as forças vivas da nação a criarem uma ampla coligação de “salvação da Guiné-Bissau” e unir as forças a volta da sua candidatura que diz: “assente num projeto da sociedade que tem como o centro a dignidade dos guineenses”.
Por: Carolina Djeme