SISSOCO EMBALÓ É VENCEDOR DE PRESIDENCIAIS NA GUINÉ-BISSAU PARA UM MANDATO DE CINCO ANOS

O candido do Movimento para Alternância Democrática (MADEM), Úmaro Sissoco Embaló é o grande vencedor da segunda volta das eleições presidenciais realizadas no último domingo, 29 de dezembro, com 293.359 (Duzentos noventa três mil e trezentos e cinquenta nove) votos correspondentes a 53,55 por cento, enquanto o seu adversário, Domingos Simões Pereira, suportado pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) obteve 254. 468 (Duzentos cinquenta quatro mil e quatrocentos sessenta oito) votos, correspondentes a 46,45 por cento. 

O anúncio destes resultados provisórios foi feito hoje em Bissau, 1 de janeiro de 2020, pelo presidente da Comissão Nacional das Eleições (CNE), José Pedro Sambú.

O candidato do MADEM-G15 às eleições presidenciais na segunda volta contou com o apoio de principais candidatos derrotados na primeira volta, nomeadamente, Nuno Gomes Nabiam, candidato de APU-PDGB, dos candidatos independentes, Presidente cessante, José Mário Vaz e Carlos Gomes Júnior, bem como da terceira força política no parlamento guineense, Partido da Renovação Social.  

Embaló de 47 anos de idade vai ser assim o Chefe de Estado mais jovem na história da democracia guineense, ou seja, desde a abertura de multipartidiarismo. A nível de dez (10) regiões, Úmaro Sissoco Embaló ganhou em sete regiões com uma diferença considerável de votos contra o seu adversário.

Úmaro El Mokhtar Sissoco Embaló nasceu a 23 de setembro de 1972. Trabalhou durante muitos anos como colaborador de Guia Líbio, Mohammed Al-Gaddafi. Foi nomeado primeiro-ministro a 18 de novembro de 2016, pelo Presidente José Mário Vaz, e demitiu-se em janeiro de 2018.

Participou na fundação do Movimento para Alternância Democrática, uma formação política criada pelos dissidentes do PAIGC e que em menos de oito meses da sua criação participou nas eleições legislativas e na qual obteve 27 mandatos, tornando assim a segunda maior força no parlamento guineense. Embaló foi eleito na lista do MADEM como deputado da Nação nas legislativas de 10 de março, no círculo eleitoral n° 16, sector de Gabú.


Por: Redação     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *