O novo Presidente da República eleito da Guiné-Bissau, Úmaro Sissoco Embaló, recebeu esta sexta-feira, 03 de janeiro de 2020, mensagens de felicitações pela sua eleição no escrutínio do domingo, 29 de dezembro, dos chefes de Estado do Senegal, Macky Sall e da Gâmbia, Adama Barrow.
Novo Presidente da República eleito, Úmaro Sissoco Embaló, recebeu esta sexta-feira, 03 de janeiro de 2020, mensagens de felicitação para a sua eleição no escrutínio do domingo, 29 de dezembro, da parte dos Chefes de Estado do Senegal, Macky Sall e da Gâmbia, Adama Barrow.
As mensagens foram entregues esta manhã pelos Embaixadores dos respetivos países em Bissau, nomeadamente, Ngor Ndiaye do Senegal e Alieu Jammeh da Gâmbia.
À saída do encontro, o embaixador do Senegal, Ngor Ndiaye, disse que veio entregar oficialmente a mensagem de felicitação do Presidente senegalês ao novo chefe de estado da Guiné-Bissau.
O diplomata senegalês disse que os nossos dois países são vizinhos e irmãos de maneira que tem obrigação de felicitar o novo presidente e felicitar o povo guineense em geral pela verdadeira demostração da democracia durante o processo eleitoral que terminou no domingo passado com eleição de Umaro Sissoco Embaló. Adiantou que todos os guineenses podem contar com o apoio do Senegal rumo ao desenvolvimento almejado.
Por seu lado, o embaixador de Gâmbia, Alieu Jammeh, assegurou que para além de trazer amensagem de felicitação do Chefe de estado gambiano, quis também manifestar a satisfação da população de Gâmbia pela forma como decorreu o processo eleitoral no país, por sermos dois povos irmãos.
“A forma como decorreu o processo eleitoral na Guiné-Bissau é bonito demais, porque não é fácil encontrar este tipo de ambiente em que apoiantes de diferentes candidatos vestem camisolas diferentes, mas vivem na mesma casa sem problemas, são coisas inéditas no mundo”, informou.
Por: Aguinaldo Ampa
Foto: A.A