A Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) felicitou o candidato do Movimento para Alternância Democrática (MADEM), Úmaro Sissoco Embaló, declarado pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) como o vencedor do escrutínio com 53,55 por centos de votos, contra 46,45 do seu adversário, Domingos Simões Pereira, apoiado pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).
A posição da Comissão da CEDEAO foi tornada pública através de um comunicado datado de 22 de janeiro de 2020 a que a nossa redação teve acesso, no qual exorta ainda aos órgãos de soberania e instituições envolvidas no processo eleitoral para finalizarem rapidamente os seus trabalhos, a fim de permitir a investidura de novo Presidente da República. A comissão agradece no seu comunicado todos os outros candidatos, que através da sua participação neste exercício eleitoral demostraram seu apego aos valores democráticos almejado pela CEDEAO.
Ainda de acordo com o comunicado, a comissão felecita igualmente o povo guineense pela sua participação ativa nestas eleições, que encerraram o ciclo eleitoral estabelecido pelas autoridades guineenses para o fim da crise política e institucional que o país enfrenta.
“A comissão tomou nota dos resultados finais do segundo turno das eleições presidenciais na Guiné-Bissau, publicados no dia 17 de janeiro de 2020 pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) e reconfirmados pela CNE a 21 de janeiro. A comissão, portanto, envia seus parabéns ao Umaro Sissoco Embaló”, lê-se no comunicado.
O comunicado informa que a comissão reitera seu compromisso de continuar a apoiar as autoridades e o povo da Guiné-Bissau nos seus esforços para consolidar a democracia e promover a paz e a estabilidade, que considera de condições essenciais para a implementação das prioridades do desenvolvimento socioeconômico e prosperidade da Guiné-Bissau.
Por: Assana Sambú