
[SEMANA 04_2020] O médico guineense radicado em Portugal, José Manuel In-Uba, tido como um ‘espelho para os guineenses’, estará novamente numa missão humanitária à Guiné-Bissau que terá uma nova edição no próximo dia 25 de janeiro de 2020, os médicos e enfermeiros da ‘Bisturi Humanitário’ (associação constituída na sequência da missão de 2019). O médico financia igualmente a instrução de 700 crianças com seu próprio salário, tendo construído seis escolas e pago o incentivo aos dez professores que asseguram as aulas nas referidas escolas.
“Poder ajudar a salvar a vidas das pessoas. Nem sempre é possível e isso deixa-me muito triste. Mas a satisfação de ajudarmos alguém é grande”, disse o médico numa declaração à imprensa portuguesa.
BIOGRAFIA
José Manuel In-Uba natural de Bindoro, norte da Guiné-Bissau, região de Oio e setor de Mansôa. É um homem humanitário, sobretudo com a comunidade da sua tabanca, onde construiu escolas e um centro de saúde. Tem a sua própria clínica em Portugal onde formou-se e conta ainda com uma fundação com seu nome [Fundação José Manuel In-Uba].
Atualmente, José Manuel In-Uba trabalha no Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), em Aveiro, mas sempre esteve ligado ao seu país, Guiné-Bissau. In-Uba liderou e participou de várias missões médicas-humanitárias à Guiné-Bissau para oferecer consultas e tratamentos gratuitos à população guineense. José Manuel In-Uba assegura atualmente a educação de 700 crianças na Guiné-Bissau
Em novembro de 2019, a revista GQ Portugal distinguiu na gala “Men of The Year Awards 2019”, o médico José Manuel In-Uba com o prémio “Herói Nacional”, uma distinção que enobrece ainda mais toda uma obra que o médico dos hospitais de S. João da Madeira e de Aveiro iniciou há 30 anos na sua terra natal, a Guiné-Bissau.
Por: Sene Camará
1 thought on “Figura da Semana: JOSÉ MANUEL IN-UBA, UM MÉDICO QUE CONSTRUIU UMA ESCOLA NA GUINÉ E PAGA A INSTRUÇÃO DE CENTENAS DE CRIANÇAS”