O investido presidente da República, Úmaro Sissoco Embaló, nomeou António Deuna para o cargo do ministro da Saúde Pública do executivo liderado por Nuno Gomes Nabiam. A nomeação do dirigente da Assembleia do Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB) para a pasta da Saúde Pública, através do decreto presidencial n° 05/2020, fechou assim o elenco governamental de 32 membros.
Dos 32 membros do novo executivo, apenas sete (7) são mulheres, três das quais ocupam pastas ministeriais e quatro as secretarias de Estado.
O Gabinete da Comunicação e Relações Públicas da Presidência da República informou que o novo ministro da saúde será empossado ainda hoje. Com a posse de António Deuna, apenas a ministra dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional, Suzi Carla Barbosa, deixará vazio no governo de Nuno Nabiam que já entrou em função na quarta-feira, 04 de março de 2020. De acordo com as informações apuradas, a também deputada do PAIGC Suzi Carla Barbosa se encontra neste momento no exterior.
Por: Assana Sambú