PAIGC NÃO RECONHECE GOVERNO DE NABIAM E PEDE ENVIO DE CAPACETES AZUIS À GUINÉ-BISSAU

O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) disse que não reconhece o governo liderado por Nuno Gomes Nabiam e pediu as Nações Unidas o envio de capacetes azuis à Guiné-Bissau a fim de apoiar as forças de interposição da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (ECOMIB). 

A posição do partido que suportou a candidatura de Domingos Simões Pereira foi tornada pública este sábado, 7 de março de 2020, durante uma conferência de imprensa para falar sobre a atual situação política e da distinção de pai das nacionalidades guineense e cabo-verdiana, Amílcar Cabral, como o segundo maior líder na história do mundo pela BBC History Magazine.

Em nome dos veteranos do partido, Teodora Inácia Gomes, que pediu o envio dos capacetes azuis das Nações Unidas à Guiné-Bissau, exortou também as “forças armadas para assumirem o papel que a história lhe reserva como uma força republicana e que imediatamente se retorne as suas casernas, deixando assim de amedrontar as nossas populações”.

O Secretário Permanente do partido, Ali Hijazi, disse na sua declaração aos jornalistas que o PAIGC não percebe a posição da ECOMIB perante a situação que se regista na Guiné-Bissau, dado que a sua missão é defender as instituições do país e os titulares de órgãos de soberania. 

“Eu não sei responder esta questão! Não sei como explicar a “impotência” de ECOMIB face à invasão das instituições públicas. O PAIGC precisa também da proteção, porque é uma instituição pública. Aliás, como sabem que a nossa sede foi invadida várias vezes”, referiu.

Questionado se o partido já estabeleceu contactos com a representação da CEDEAO desde a demissão do seu governo, respondeu o seguinte: “o nosso governo não foi demitido, só não está em exercício, porque por ser impedido”

“Esse decreto para nós não existe. O Presidente investido disse que o seu impossamento é simbolico, então o decreto também é simbolico”, assegurou para de seguida, afirmar que o PAIGC não reconhece o governo dirigido por Nuno Gomes Nabiam.


https://youtu.be/b2_UswgpZb8


Por: Assana Sambú
Foto: A.S

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *