O ministro da Administração Territorial e Poder Local, Fernando Dias, suspendeu esta sexta-feira, 13 de março de 2020, a atual Direção da Câmara Municipal de Bissau (CMB) liderada por Rui Gonsalves Cardoso, presidente.
Integravam também a direção, Fidel Quintino Gomes, vice-presidente, e Janice Nunes Sampaio, secretário geral da edilidade.
Na sequência dessa suspensão, Fernando Dias da Costa nomeou, interinamente, Luís Simão Intchama para exercer as funções do presidente da CMB.
A suspensão foi tornada pública através do despacho do ministro, que alegou “falta de colaboração da direção suspensa” e acusa-a de estar a prejudicar o normal funcionamento da instituição.
No despacho, o ministro do governo de Nuno Gomes Nabian lamentou o fato de, não obstante a demissão do executivo de Aristides Gomes, alguns funcionários ainda terão continuado a submeter-se as orientações do governo anterior. Sustentou por isso que o governo do qual faz parte decidiu avançar com essa medida para “repor a ordem e a disciplina”.
“A Câmara Municipal de Bissau é uma instituição da República da Guiné-Bissau, ministros e presidentes são nomeados e depois saem, mas os funcionários e a instituição ficam e se não trabalharem para garantir o normal funcionamento não terão receitas e, consequentemente, não receberão salários”, sublinhou Fernando Dias.
O governante apelou aos funcionários a deixarem de lado a política partidária e trabalharem para o bem-estar dessa instituição.
Por: Aguinaldo Ampa
Foto: A.A