Prevenção de coronavírus : ÚMARO SISSOCO EMBALÓ ANUNCIA FECHO DE FRONTEIRAS E SUSPENSÃO DE VOOS PARA O PAÍS

Úmaro Sissoco Embaló, declarado vencedor das eleições presidenciais pela CNE, anunciou esta terça-feira, 17 de março de 2020, as orientações que deu ao executivo sobre medidas preventivas contra o coronavirus. O fecho das fronteiras terrestres, marítimas e aéreas, são medidas a serem aplicadas a contar de amanhã 18 de março.

As referidas medidas foram anunciadas pelo Chefe de Estado, durante a sua comunicação à nação, na qual disse que o governo foi instruido a fechar todos os mercados a nível nacional e permitir apenas a venda dos produtos da primeira necessidade.

“A partir de amanhã vamos fechar também a nossa fronteira e não haverá nenhum voo de e para Bissau, apenas serão permitidos os voos para os casos da evacuação de doentes. Por isso apelamos à colaboração e compreensão de todos os guineenses para unirmo-nos em torno do combate contra este inimigo comum que temos que é o coronavírus”, assegurou Embaló.

Embaló explicou que as escolas serão fechadas temporadamente bem como as mesquitas e igrejas, por isso pediu a colaboração dos guineenses em relação as medidas adotadas pelas autoridades.

Recorda-se que os primeiros casos da doença de coronavírus declarada uma pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS), foram registados na China em dezembro de 2019, e já ceifou milhares de pessoas. A Europa tornou-se no centro da pandemia com quase 60 mil infetados e pelo menos 2.684 mortos.

Portugal, que tem mais de três voos semanais com a Guiné-Bissau, registou até agora 448 casos de infeção pelo novo coronavírus (covid-19) confirmados e já registou uma morte. A nível de África mais de 40 países já foram infetados, inclusive os dois países com uma vasta linha fronteiriça com a Guiné-Bissau, o Senegal com 26 casos e a Guiné-Conacri, que conta com um caso.




Por: Assana Sambú

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *