
Autoridades sanitárias da Guiné-Bissau registaram mais um caso de infeção de coronavírus (Covid-19), nas últimas 24 horas, elevando-se para quatro membros da mesma família na cidade de Canchungo, região de Cacheu no norte da Guiné-Bissau. O número total cumulado dos casos infetados no país subiu para 39.
A informação da contaminação de mais um membro de uma única família infetada pelo coronavírus, foi avançada este sábado, 11 de abril de 2020, pelo porta-voz da Comissão Interministerial de Acompanhamento de Prevenção do Covid-19, Tumane Baldé, durante a conferência de imprensa para apresentação do diário epidemiológico.
O médico especialista em saúde pública informou na sua comunicação que a família infetada pela doença do Covid-19 manteve contacto com um cidadão português infetado que esteve naquela cidade em visita de negócios.
“O rastreio feito foi selecionou-se 44 suspeitos que as suas amostras foram levadas ao laboratório nacional para efeitos de análises, destas amostras apenas uma foi testada positivo e os restantes 43 deram negativo. A pessoa testada positivo é uma senhora de 45 anos de idade, residente em Canchungo e pertence aquela família infectada pelo Covid-19”, explicou o especialista para de seguida, acrescentar que no total são 39 casos testados positivo na Guiné-Bissau, sendo três já curadas.
Questionado sobre o número total dos suspeitos no país, explicou que é difícil especificar o número, porque evolui hora a hora.
“Em 1600 que terão mantido contactos com as pessoas infetadas, 400 pessoas foram tidos como pessoas com fortes suspeitas da contaminação do vírus por supostamente terem mais interações com pessoas testadas positivo. Deste número, cerca de 350 a 360 pessoas foram tiradas as amostras de sangues e levados ao laboratório. Portanto, é destes números analisados que saiu 39 pessoas testados positivo”, contou o porta-voz da Comissão Interministerial.
Por: Assana Sambú/Epifânia Mendonça
Foto:A.S