
A Guiné-Bissau não resistou nas últimas setenta e duas (72) horas nenhum caso positivo de novo coronavirus (Covid-19), mas autoridades sanitárias defendem a prorrogação do estado de emergência.
Na habitual conferência de imprensa, no quadro da informação epidemiológica diária sobre a evolução da COVID-19 realizada hoje, 25 de abril de 2020, o porta-voz do Centro de Operação de Emergência em Saúde (COES), Tamane Baldé, realçou a necessidade de se manter o estado de emergência devido a casos suspeitos. Baldé disse temer que esses venham a constituir fonte de dessiminação do vírus.
Informou que a proposta técnica do COES de prorrogar de estado de emergência já foi entregue ao Ministério da Saúde Pública.
Foram no total 25 amostras analisadas e deram negativo e o número de casos positivos mantém-se em 52, em quarentena a recuperarem-se paulatinamente.
Segundo os boletins apresentados nos três últimos dias, deram entrada no dia 23 sete amostras laboratoriais, no dia 24, três e no dia 25, quinze, mas os resultados deram negativo, facto que para as autoridades sanitárias constitui um alívio no combate a nova pandemia que assola o mundo e a Guiné-Bissau.
O número de pessoas infetadas no setor autónomo de Bissau é de 33, região de Cacheu 14 e região de Biombo 5.
Por: Epifânia Mendonça