O presidente do Instituto Nacional de Saúde da Guiné-Bissau (INASA) Dionísio Cumba confirmou hoje, 05 de maio de 2020, que foi registado mais um óbito por Coronavirus e cinco pessoas recuperadas e 62 novos casos positivos nas últimas 24 horas.
Os dados foram revelados durante a conferência de imprensa diária de apresentação do boletim sobre a evolução da Covid19 na Guiné Bissau.
Segundo o coordenador de Centro Operacional de Emergência em Saúde (COES), Dionísio Cumba, a vítima foi diagnosticada positivo após a sua morte.
“A vítima tinha sido internado no Hospital Nacional Simão e só depois da morte foi diagnosticada positivo”, reforçou.
Dados estatísticos avançados esta terça-feira revelam que, num total de mil trezentos e trinta e um (1331) casos suspeitos já testados, 475 são casos confirmados positivos. Destes, 24 foram confirmados como recuperados, dois óbitos e 449 casos ainda estão ativos.
Dionísio Cumba não descartou a possibilidade de o paciente ter contraído o vírus no hospital, devido à infeção de grande número de técnicos do maior centro hospitalar do país.
‘’Foi permitida, nas horas indicadas, a circulação de pessoas, apenas para compra e venda de produtos e bens da primeira necessidade, mas neste momento os mercados estão lotados para venda de tudo, até fucas [roupas usadas] e muitos carros com livre trânsito a cicularem inutilmente’’, denunciou o médico.
Para o Cumba, o não cumprimento das medidas de prevenção e de isolamento social pode estar na origem da “subida drástica” do número de infetados. Por isso, exortou a população a prevenir- se, usando máscaras protetoras, evitar ajuntamentos e deslocações desnecessárias.
Por: Epifânia Mendonça