
O Coordenador do Centro Operacional de Emergência em Saúde (COES), Dionisio Cumba, confirmou ao semanário O Democrata que o país registou mais um óbito vítima do coronavírus (Covid-19) e, elevando o número de vítimas mortais por covid-19 para três.
Cumba, que dirige também o Instituto Nacional da Saúde (INASA), falava numa entrevista exclusiva ao O Democrata por zoom, na qual informou que nas últimas 24 horas foram registados 47 novos casos do coronavírus [dos 94 examinados], passando o número total de casos de infeção para 641 na Guiné-Bissau.
O médico pediátrico explicou que o terceiro caso da morte registada trata-se de um homem de 69 anos de idade que estava internado no hospital nacional Simão Mendes.
Dionisio Cumba esclareceu que o Primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabiam, continua no isolamento social na sua residência, seguindo as orientações médicas, até o resultado do último exame comprovar se está ou não definitivamente recuperado. Enfatizou que a mesma medida é aplicada para o ministro do Interior, Bothe Candé que também se encontra em casa no isolamento a espera do último exame.
Lamentou que o número dos técnicos do COES é muito inferior ao número de casos de infeções ou suspeitos, razão pela qual se regista muita morosidade nos processos de recolha de amostras e análises.
Por: Epifânea Mendonça