
O presidente do Instituto Nacional de Saúde (INASA), Dionísio Cumba, afirmou que foram registados 85 novos casos de infeção de coronavirus no país, nas últimas 24 horas.
Dados foram revelados este domingo, 10 de maio de 2020, aos jornalistas na habitual apresentação diária do boletim sobre a evolução da situação do Coronavírus na Guiné-Bissau, na qual revelou que ao todo foram analisadas 94 amostras, 8 resultaram em negativo e um inconclusivo. Deste número, 56 são do sexo masculino e 29 do sexo feminino.
Os dados estatísticos das autoridades sanitárias indicam que, até neste momento, o país registou 726 pessoas infetadas por novo Coronavírus, 25 foram recuperadas e três óbitos confirmados. Com esses números a Guiné-Bissau lidera é a lista de em número de infeções na África Lusófona: Cabo-verde que tem 246, Angola 43, São Tomé e Príncipe com 212 e Moçambique com 91 casos confirmadas.
Dionísio Cumba, o também Coordenador do Centro Operacional de Emergência em Saúde (COES), apelou à população a respeitar as orientações das autoridades nacionais, porque “só assim poderão contornar a subida exponencial do número das pessoas infetadas”.
De referir que o governo liderado por Nuno Gomes Nabiam anunciou que vai tornar obrigatório o uso das mascarás nas ruas de forma a evitar a propagação do vírus e, consequentemente, reduzir o número de infeções no país.
Por: Epifânia Mendonça