Covid-19 : GUINÉ-BISSAU REGISTA 59 NOVOS CASOS E NÚMERO DE INFETADOS SOBE PARA 820

O presidente do Instituto Nacional de Saúde (INASA), Dionísio Cumba, anunciou hoje, 12 de maio de 2020, que registou-se mais 59 novos casos de Coronavírus, em Bissau, nas últimas 24 horas e o número de pessoas infetadas pela pandemia subiu de 761 para 820. Destes, 26 recuperados e três óbitos.

O anúncio foi feito na habitual apresentação diária do boletim sobre a evolução da situação de Covid-19 na Guiné-Bissau. Dionísio Cumba explicou que deram entrada 94 novas amostras, 59 das quais resultaram positivo. Segundo o coordenador do Centro de Operações de Emergências em Saúde (COES), dos 59 casos positivos, 30 são do sexo masculino e 29 do sexo feminino, 31 são negativos, 04 inconclusivos e 791 continuam ativos. Dos 791 que ainda mantêm-se em ativos, 78 estão distribuídos em dois hotéis, 15 internados no hospital Nacional Simão Mendes e um em Cumura e, os restantes isolados nos respetivos domicílios.

Cumba revelou que até este momento nenhum caso de Covid-19 foi recuperado na região de Cacheu, concretamente no setor de Canchungo e assegurou que já foram coletadas as amostras para a certificação dos infetados para confirmar se realmente estão livres ou não do vírus.

Numa entrevista telefónica ao jornal O Democrata, Cumba frisou que dos 791 casos ativos apenas duas apresentam quadro clínico grave, tratando-se de dois adultos, um de sexo masculino e outro do sexo feminino. Informou que estão a fazer as diligências para transferir esses pacientes ao hospital privado de Bôr,  porque ʺestão a necessitar de oxigênio, enquanto o governo aguarda pela receção das garrafas de oxigênio encomendadas no exterior”.

Referiu que a unidade de cuidados intensivos do hospital nacional Simão Mendes está a ser preparada para receber doentes que eventualmente necessitem  de oxigénio. Sem data indicativa, Dionísio assinalou que está prevista a chegada de equipas médicas estrangeiras para ajudar a equipa nacional no combate ao Coronavírus.

Por: Epifânia Mendonça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *