
O governo guineense confirmou esta terça-feira, 12 de maio de 2020, as medidas de uso obrigatório de máscaras na circulação nas vias públicas, nos mercados e nos espaços fechados com mais de uma pessoa, bem como o recolher obrigatório em todo o território nacional a partir das 20 horas. As medidas anunciadas pelo chefe do Estado no decreto presidencial n°.13/2020, foram confirmadas pelo executivo durante a reunião da Comissão Interministerial de Acompanhamento de Prevenção da Codiv-19.
Essas restrições terão efeitos a partir das zero horas do dia 13 de maio. O recolher obrigatório será das 20 horas às 06 horas do dia seguinte e deverá vigorar durante todo o período do estado de emergência que termina a 26 do mês em curso.
O porta-voz do governo, Mamadu Serifo Jaquité, explicou que o ministro do Interior, Botche Candé, foi instruído a retirar todos os livres trânsitos emitidos no passado e produzir novos para as viaturas das entidades autorizadas nos termos do regulamento. Jaquité frisou que as entidades autorizadas a circular fora do período normal [7h às 14h] devem contatar, com urgência, o ministério do Interior para a concessão de novo livre trânsito.
O governante informou que a partir das 20 horas de 13 de maior serão permitidos a circulação na via pública, apenas de veículos de serviços das forças de defesa e segurança e serviços de saúde como também serviços humanitários. Sublinhou que “os casos particulares devem merecer uma autorização especial, caso contrário o infrator estará sujeito ao cumprimento da lei”.
Questionado se o executivo oferecerá máscaras a todos os cidadãos, Mamadu Serifo Jaquité admitiu que existem algumas pessoas que não têm condições de adquirir máscaras, tendo em conta a falta de uma fábrica de produção em quantidade suficiente para abstecer o mercado.
“O governo tomou disposição de encomendar máscaras e assim que chegarem, vamos estar em condições de oferecê-las aos cidadãos que não as possuam, por falta de meios. Mas a partir das zero horas de 13 de maio é obrigatório para todos os cidadãos o uso de máscaras ou algo de proteção durante a circulação nas vias públicas”, sublinhou.
Por: Aguinaldo Ampa
Foto: A.A