
O presidente do Instituto Nacional de Saúde (INASA), Dionísio Cumba anunciou esta quarta-feira, 13 de maio de 2020, que foi registada uma redução no número de infeções, nas últimas 24 horas, descendo para 16 novos casos positivos, no universo de 62 novas amostras examinadas, totalizando 836 casos confirmados de Covid-19 na Guiné-Bissau.
Os dados foram atualizados durante a habitual apresentação diária do boletim sobre a evolução da situação do novo Coronavírus no país. O também Coordenador do Centro de Operações de Emergências em Saúde (COES) explicou que dos 16 novos casos positivos, 09 são do sexo masculino e 07 do sexo feminino, 42 deram negativo e quatro inconclusivos.
Dionísio Cumba frisou que, para além das 62 das amostras analisadas nas últimas 24 horas, o Laboratório Nacional da Saúde Pública reapreciou, pela segunda vez, 32 amostras de pessoas confirmadas infetadas, 18 mantêm-se com o vírus e 11 negativos.
ʺOs 11 casos negativos serão submetidos novamente à análise, nas próximas 48 horas, para confirmar se realmente estão curados ou não, mas três resultados das 32 amostras repetidas foram inconclusivosʺ, indicou o médico pediátrico, revelando que se registou ontem, 12 de maio, mais um óbito suspeito.
ʺA vítima era um adulto de 67 anos que teria procurado assistência no Hospital Nacional Simão Mendes (HNSM) já num estado grave, apesentando a insuficiência respiratória e acabou por morrerʺ, informou. Assegurou, por isso, que já foram recolhidas as amostras para confirmar se realmente a vítima estava ou não contaminada pelo novo Coronavírus.
ʺAtualmente, o país registou duas mortes suspeitas e três já confirmadasʺ, sublinhou.
Segundo Dionísio Cumba, o número de pessoas infetadas por Covid-19 internadas no HNSM subiu de 16 para 21 e o Hospital Cumura tem três casos em estado grave.
Por: Epifânia Mendonça