
O porta-voz do governo, Mamadu Serifo Jaquité, anunciou esta segunda-feira, 25 de maio de 2020, que o executivo liderado por Nuno Gomes Nabianvai propor ao chefe Estado, Úmaro Sissoco Embaló, o levantamento do estado de emergência e adotar um conjunto medidas de combate à Covid-19.
Jaquité fez este anúncio após a reunião extraordinária do Conselho de Ministros, convocada para debater novas medidas a serem adotadas na sequência do pedido de levantamento de estado de emergência.
Entre as medidas anunciadas está o desconfinamento social e físico gradual, tanto a nível dos serviços públicos quanto aos privados, a possibilidade de retoma das aulas, circulação de transportes públicos e abertura dos mercados em todo o território nacional.
O também ministro do Conselho de Ministros e de Assuntos Paramentares assegurou aos jornalistas que nas próximas horas, o governo vai emitir um comunicado no qual constarão todos os pormenores relativos às novas medidas.
“Várias medidas serão conhecidas brevemente. A regra geral é o uso obrigatório de máscaras, o distanciamento social e físico e a lavagem demãos com água e sabão e lixíva ou desinfetantes. A nível setorial serão tomas também várias medidas importantes a nível de saúde, transportes e comércio…”, sublinhou.
De referir que o estado de emergência decretado pelo Presidente da República terminará à meia de amanhã, 26 de maio.
Por: Filomeno Sambú
Foto: F.S
Levantar vai ajudar o Guineense, mas devemos respeitar as medidas impostas.