
O deputado da nação, Hussein Farhat, ofereceu esta terça-feira, 02 de junho de 2020, duas mil máscaras caseiras a utilizadores e às vendedoras do mercado improvisado no espaço verde de Bairro de Ajuda, em Bissau.
A iniciativa do deputado vem na sequência das medidas restritivas adotadas pelas autoridades nacionais para evitar a propagação da doença provocada pelo novo Coronavírus (Covid-19).
Após a entrega, Hussein Farhat reconheceu que a Guiné-Bissau tem uma população muito carenciada e que enfrenta muitas dificuldades para a sua sobrevivência, por isso decidiu oferecer as máscaras caseiras aos cidadãos, sobretudo às vendedoras para se prevenirem da doença e evitar o contágio em massa em lugares públicos como são dos mercados.
Farhat informou que enquanto uma das primeiras pessoas que contraiu a doença no país, sentiu-a na pele e garantiu estender o gesto a outros mercados da capital Bissau e do interior do país.

“Este é um gesto simbólico, mas que tem muito significado e é uma chamada de atenção para que o governo tome consciência que nem toda a gente tem as possibilidades de comprar máscaras, é preciso pensar muito bem nessa doença, pois estamos só no início de uma fase, vimos o que se passou na Ásia, na Europa e agora na América Latina”, alertou Farhat.
“Embora em África os efeitos sejam fracos, mas não quer dizer que vamos ignorar o único mecanismo que temos até hoje que é a prevenção, porque não se sabe o que poderá acontecer mais tarde”, aconselhou.
Por seu lado, o presidente da Associação dos Consumidores de Bens e Serviços, Bambo Sanhá, frisou que, não obstante as dificuldades com que a população guineense se tem deparado no concernente ao acesso aos produtos da primeira necessidade e bens essenciais, a situação de pandemia e estado de emergência decretada pela quarta vez consecutiva na Guiné-Bissau complicou ainda mais o acesso aos produtos alimentares. Assim o Estado deve compensar os cidadãos com alimentos e dinheiro para poder mantê-los em casa.
Bambo Sanhá informou que a sua organização está a trabalhar em parceria com o deputado da nação Hussein Farhat na distribuição das máscaras à população e sensibilizá-la sobre a necessidade do seu uso obrigatório para reduzir a propagação da doença.
Recorde-se que o deputado Hussein Farhat foi uma das vítimas da infeção pelo novo coronavírus no país, o que o levou a ficar em isolamento durante 40 dias na companhia de seus dois filhos, igualmente infetados pelo vírus Covid-19.
Por: Aguinaldo Ampa
Foto: A.A