
[SEMANA 23_2020] O músico e ator Eric Daro lançou no dia 1° de junho de 2020, ‘Ragui & Bagui’ – um projeto infantil, que visa a criação de conteúdos didáticos, músicas e animações para as crianças, sobretudo as da Guiné-Bissau. O projeto foi sonhado e criado pelo jovem músico, mas de acordo com as informações consultadas pela redação do jornal O Democrata na página de Facebook do ator, a sua materialização está a ser possível “graças a seus companheiros de luta os sonhadores como ele”.
“Acredito que ‘Djuntu nô pudi sina nô mininus’, em crioulo da Guiné-Bissau e numa tradução livre – juntos podemos ensinar as nossas crianças”, escreveu.
BIOGRAFIA
Ericson Camilo da Silva nasceu a 10 de Março de 1990, em Gabú. Fez o 12º ano de escolaridade em 2011. Em 2012 iniciou o curso de Ciências de Comunicação, opção cinema e televisão, que abandonou posteriormente por entender que o curso estava mais vocacionado para o jornalismo do que para o cinema. Colaborou, em regime de voluntariado, com a equipa de técnicos de audiovisual do setor de apoio a espetáculos e outras atividades dos serviços centrais da Fundação Calouste Gulbenkian. Participou igualmente em várias produções de vídeos e em gravações de espetáculos. Eric Daro é cantor, compositor, produtor e ator. Lançou o seu primeiro projeto musical em novembro de 2015, projeto denominado “Vou Conseguir”, composto por um conjunto de EP´S de diferentes géneros (Gumbé, Tina, Kizomba, Afro/Deep & uma faixa Reggae).
O projeto musical cujo single é “Ela Deu Mais” foi lançado em fevereiro de 2015, tendo sido adquirido depois pela VIDISCO, para fazer parte do Mix Kizomba Vol. III. Em poucos anos de carreira, Eric Daro já conta com mais de 32 mil seguidores no facebook e milhares de views no youtube. Eric Daro já liderou, durante três semanas consecutivas o TOP’10 das músicas mais rodadas da RDP/África, a frente de grandes vozes da música angolana, como Matias Damásio, Big Nelo ft C4 Pedro, entre outros artistas consagrados da África lusófona. Foi eleito Músico Revelação em 2016 na Guiné-Bissau. Em março de 2018 lançou o seu segundo álbum de originais, de 10 faixas musicais, intitulado de ‘EFX Localizan’.
Por: Sene Camará