Boletim Covid-19 : GUINÉ-BISSAU REGISTA VINTE E UM NOVOS CASOS DE CORONAVÍRUS EM 72 HORAS

O Coordenador do Centro de Operações de Emergências em Saúde (COES), Dionísio Cumba, disse que o país registou em três dias (72 horas), 21 novos casos do coronavírus, o que eleva o número de infetados para 1389 desde março, mantendo-se o número de recuperados em 153 e 12 óbitos vítimas do Covid-19.

Cumba, que também dirige o Instituto Nacional de Saúde (INASA), falava hoje, 08 de junho de 2020, na apresentação virtual do boletim bissemanal sobre a evolução do coronavírus na Guiné-Bissau. 

Explicou que o laboratório analisou 69 novas amostras, das quais 21 testaram positivo e 48 negativo. Acrescentou que dos 21 casos positivos, 16 são do sexo masculino e 5 feminino. Frisou que de momento as autoridades investigam quatro óbitos para apurar se morreram do Covid-19, sendo três dacapital Bissau e um da região de Quínara.

Assegurou que 25 pacientes do novo coronavírus estão internados no centro de internamento para a Covid-19 no hospital nacional Simão Mendes, e  outros no hospital de Cumura, arredores da capital Bissau. 

Frisou que sete pessoas internadas no hospital Simão Mendes apresentam um quadro clínico grave com problemas de insuficiência respiratória aguda, pelo que estão a ser apoiadas com o oxigénio.

Revelou que o hospital trabalha com o oxigénio produzido numa clínica privada, tendo frisado que o número de garrafas do oxigénio é insuficiente. 

Salienta-se que do total de 1389 casos do novo coronavírus ativos na Guiné-Bissau desde o mês de março, quando foram declarados os primeiros casos, o setor autonómo de Bissau conta com 1318 casos. Deste número registam-se 147 recuperados. A região de Biombo é a segunda zona mais abalada pela pandemia do Covid-19, com 42 casos, seguida da região de Cacheu, que conta com 22, Bafatá 5 e Gabú, 02 casos.



Por: Epifânia Mendonça
Foto: E.M

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *