
A segunda vice-presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo verde, PAIGC, defendeu que a vitória dos libertadores nas legislativas 10 de março de 2019 deu maioria necessária para o seu partido governar e fechar a Xª legislatura.
Odete Costa Semedo fez esta declaração depois da reunião conjunta com os partidos políticos com assento parlamentar, convocada para encontrar consensos à crise política que assola o país e aconselhou os partidos políticos a respeitarem a democracia e a Constituição da República.

O coordenador do Movimento para a Alternância Democrática (MADEM G-15), Braima Camará, revelou que há uma nova maioria parlamentar, por isso o seu partido congratulou-se com o fato de o Presidente do Parlamento ter assumido perante os deputados que vai cumprir o regimento da Assembleia Nacional Popular e a Constituição da República.
O dirigente político do MADEM G-15 diz acreditar que uma vez assumido pelo seu líder, o Parlamento funcionará normalmente e caberá aos deputados decidir os pontos da ordem do dia.

O vice-presidente o Partido da Renovação Social (PRS), Sertório Biote, disse por sua vez que, depois de uma longa discussão “muito interessante para a Guiné-Bissau entre as formações políticas com assento parlamentar”, chegou-se à conclusão que os dois blocos (PAIGC e MADEM-15) sempre se divergem. O bloco que integra o PAIGC, PND e UM defendeu a formação de um governo de base alargada dirigido pelos libertadores, enquanto o PRS, o MADEM G-15 e a APU-PDGB defendem o contrário, ou seja, a continuidade do governo liderado por Nuno Gomes Nabian.
O dirigente do PRS frisou que resta o presidente da ANP continuar a dialogar com os partidos políticos para que haja um entendimento. Assim, aconselhou o PAIGC a reconhecer Umaro Sissoco Embaló como Presidente da República e juntar-se ao rol dos 102 deputados da ANP.
“De contrário será difícil ter um governo dirigido pelos libertadores, de maneira que quero aconselhá-los a serem mais moderados e reconhecer o chefe de Estado”, concluiu.
Por: Aguinaldo Ampa
Foto: A.A