O Reino de Marrocos ofereceu esta segunda-feira, 15 de Junho de 2020, medicamentos e materiais de proteção individual ao governo da Guiné-Bissau, para combater a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O donativo foi entregue esta manhã no aeroporto internacional Osvaldo Vieira à direção do Alto Comissariado para a luta contra a Covid-19 inclui 2000 litros de gel hidra alcoólico, 5000 caixas de cloroquina, 1000 caixas de Azitromecina, 500 mil máscaras, 400 mil batas e 6000 visores de proteção facial.
Os materiais foram entregues às autoridades nacionais pelo encarregado de Antena diplomática de Marrocos no país, El Alaoui BabanaMohamed. O Reino de Marrocos engajou-se a ajudar os 15 países da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) em medicamentos e materiais de proteção para combater o novo Coronavírus.
A Alta Comissária para a luta contra a Covid-19, Magda Nely Robalo, em nome do Presidente da República, agradeceu o gesto que vai reforçar a capacidade das autoridades nacionais no combate à doença provocada pelo novo coronavírus (Covid-19).
Aos jornalistas, Magda Nely Robalo informou que a Guiné-Bissau e Marrocos têm uma relação de amizade e cooperação de longa data que continua a ser trabalhada para que seja cada vez melhor, tendo realçado que no período do Ébola, o Reino de Marrocos foi o único país que tinha mantido a sua porta aérea aberta e ligada a vários países que na altura estavam isolados por causa do Ébola.
“E mais uma vez, em tempo da pandemia do Covid-19, Marrocos mostra que a colaboração dentro do continente africano, entre países africanos, é muito importante e que não é preciso esperar só ajudas que venham de fora”, frisou.
Recorde-se que o Reino de Marrocos anunciou em 2017, a sua adesão à grupo dos países da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
Por: Carolina Djemé
Fotos: Marcelo Na Rinche